Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Stockbeat: Mercados europeus desistem de ganhos iniciais após dados de PMI fracos

Publicado 22.11.2019, 10:21
Atualizado 22.11.2019, 10:27
© Reuters.

Por Geoffrey Smith

Investing.com - As bolsas de valores da Europa abriram mão dos ganhos antecipados na sexta-feira, pois uma análise mais aprofundada dos índices de gerentes de compras preliminares da zona do euro não mostrou melhora significativa em uma economia ainda gravemente sobrecarregada pelo conflito comercial dos EUA com a China.

O PMI Composto do IHS Markit para a zona do euro caiu de 50,6 para 50,3 em outubro, esperanças de uma melhoria para 50,9 foram minadas. Embora as pesquisas para a França e a Alemanha mostrassem sinais de crescimento - os PMIs industriais eram mais fortes do que o esperado nos dois países - a atividade de serviços diminuiu mais acentuadamente.

O economista do IHS Markit, Chris Williamson, alertou que a desaceleração havia aumentado significativamente tanto por setor quanto geograficamente.

“O crescimento de empregos resilientes havia fornecido um suporte essencial ao setor de serviços com foco nacional no início do ano, mas com o emprego agora subindo em seu ritmo mais lento desde o início de 2015, não é surpreendente ver o setor de serviços agora também lutando”, Williamson disse em um comunicado. Ele acrescentou que os números sugerem uma expansão não superior a 0,1% no último trimestre do ano.

Em outros lugares, em seu primeiro discurso desde que assumiu o cargo, a nova presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, pareceu prometer continuidade ao invés de qualquer quebra abrupta da política de seu antecessor, Mario Draghi. Seu discurso enfatizou a importância de completar a estrutura institucional da zona do euro e a importância de aumentar a produtividade por meio de mais investimentos, principalmente pelos governos. Esses são os pontos em que Draghi incomodou os governos da zona do euro por anos sem muito progresso visível.

Lagarde repetiu que supervisionará uma revisão estratégica da política monetária do banco em um futuro próximo, o que, segundo analistas, pode desafiar alguns preceitos de longa data, como a definição do banco de "estabilidade de preços".

As ações dos bancos, pelo menos, pareciam tranqüilizadas de que não havia linguagem que sugerisse mais flexibilização da política monetária no curto prazo, que levaria as taxas de juros ainda mais a territórios negativos e pressionaria ainda mais seus lucros. A Revisão Semestral de Estabilidade Financeira do BCE, divulgada no início da semana, alertou com franqueza incomum sobre os efeitos colaterais prejudiciais de sua política de taxa de juros no setor bancário.

O Bankia da Espanha foi o maior ganhador, subindo 2,1%, enquanto o Santander (SA:SANB11), o BBVA (MC:BBVA), o ING Groep (AS:INGA) e o Commerzbank subiam mais de 1% % inicialmente antes de desistir de alguns de seus ganhos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.