Suzano vende florestas em SP para Klabin, corta investimento em 2020

Suzano vende florestas em SP para Klabin, corta investimento em 2020

Reuters  | 12.12.2019 20:13

Suzano vende florestas em SP para Klabin, corta investimento em 2020

SÃO PAULO (Reuters) - A Suzano (SA:SUZB3) anunciou nesta quinta-feira a venda de florestas de eucalipto no Estado de São Paulo para a rival Klabin (SA:KLBN11) e queda de mais de 20% no investimento de 2020 em relação aos recursos desembolsados neste ano.

A companhia afirmou que vendeu 14 mil hectares de florestas plantadas por cerca de 400 milhões de reais, com pagamento a ser realizado entre 2020 e 2026, dentro de estratégia da companhia deixar sua alavancagem. As florestas são atualmente classificadas como ativo "não operacional da Suzano".

Segundo a Klabin, as florestas, que somam-se a outras aquisições realizadas nos últimos meses, servirão para abastecimento de madeira para o primeiro ciclo de produção da nova fábrica de papel da companhia, o Puma II, no Paraná. A empresa afirmou que o custo médio total da madeira será "abaixo do previsto inicialmente", mas não citou valores.

INVESTIMENTO MENOR

A Suzano, que enfrentou neste ano um quadro de excesso global de estoques de celulose que derrubou o preço da commodity e forçou a companhia a anunciar em novembro estratégia para vender ativos florestais e cortar investimentos, afirmou que seu conselho de administração aprovou plano de investimento de 4,4 bilhões de reais para 2020, ante um total revisado para baixo de 5,7 bilhões em 2019.

A empresa terminou setembro com uma relação de dívida líquida sobre lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 4,7 vezes em reais e de 4,3 vezes em dólares, ante níveis de 3,5 e 3,6 vezes, respectivamente, no final do primeiro semestre.

Do total a ser investido no próximo ano, 3,6 bilhões de reais serão destinados para manutenção das operações da Suzano.

A cifra de 2020 inclui 200 milhões de reais que estavam previstos para este ano mas que foram postergados.

A ação da Suzano fechou com oscilação negativa de 0,05% nesta quinta-feira, a 39,16 reais. A Klabin mostrou valorização de 0,5%, a 18,73 reais, ante alta de 1,1% do Ibovespa.

LICENÇA DE NOVA FÁBRICA?

A Suzano também revelou que tem uma licença de instalação de uma fábrica de celulose na região de Ribas do Rio Pardo (MS) com capacidade para produzir até 2,2 milhões de toneladas por ano.

Segundo a companhia, o investimento para a unidade está contemplado nas estimativas de 2019 e 2020, mas se encontram pendentes de pagamento. "Eventual futuro anúncio de expansão de capacidade de produção" será feito no devido tempo.

Junto com a licença, a Suzano também tem cerca de 100 mil hectares de terras no Estado, afirmou a companhia.

"Os ativos e a licença de instalação representam importante opcionalidade de crescimento para a companhia, sendo parte integrante de sua estratégia de ampliação da liderança de mercado e de competitividade global", disse a Suzano.

Se levado adiante, o projeto em Ribas do Rio Pardo marcará a instalação da quarta fábrica de celulose no Estado, que já abriga a rival Eldorado Brasil Celulose.

"Um processo de instalação de indústria para chegar até este ponto, de ter licença ambiental e de instalação, demoraria entre três e quatro anos. Estes são indicativos de que Mato Grosso do Sul terá a quarta fábrica de celulose, mas ainda sem cronograma previsto", disse em comunicado o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verruck.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Eder Silva
Eder Silva

klabin será a número 1 em breve!  ... (Leia Mais)

13.12.2019 02:07 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+