Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Vale, ArcelorMittal, CSN e outras não atestam estabilidade de parte de suas barragens, diz ANM

Publicado 02.04.2020, 20:58
Atualizado 02.04.2020, 21:10
© Reuters. Vista da mina Brucutu, da Vale, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Mineração (ANM) afirmou nesta quinta-feira que 47 barragens do país foram interditas por falta de declaração de estabilidade, e que a maior parte pertence à mineradora Vale (SA:VALE3).

Segundo relação de interdições enviada pela agência à imprensa, na lista também constam a Barragem de Rejeitos da ArcelorMittal Mineração Serra Azul (SA:AZUL4) e a barragem B2 Auxiliar, da Nacional Minérios, do grupo CSN (SA:CSNA3). Ambas estruturas estão em Minas Gerais.

“Todas as barragens que não atestaram estabilidade estão sendo interditadas por meio de ofício e subiram no ranking de planejamento de fiscalização da ANM para terem prioridade nas vistorias”, disse o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago, em comunicado à imprensa.

Segundo a agência, das 431 barragens de mineração atualmente inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), 384 enviaram o atestado de estabilidade, 31 entregaram declaração não atestando a estabilidade das estruturas e 16 não enviaram as documentações, "o que pressupõe não terem a estabilidade da estrutura atestada".

A primeira campanha de 2020 para a entrega do documento de estabilidade foi encerrada na terça-feira e as estruturas de mineração que não atestaram a segurança "estão automaticamente proibidas de receberem novos aportes de rejeitos ou sedimentos desde ontem (quarta-feira)".

A Declaração de Condição de Estabilidade é um documento obrigatório para todas as barragens que fazem parte da PNSB e precisa ser enviado à ANM duas vezes ao ano: em março e setembro, informou a agência.

A ANM afirmou também que a barragem Norte/Laranjeiras, da maior mina de minério de ferro da companhia em Minas Gerais (Brucutu), também não atestou estabilidade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Vale disse na véspera que poderá haver impacto no seu volume de produção de finos de minério de ferro em 2020, caso não tenha sucesso em tentativa de elevar a capacidade de produção em sua mina de Brucutu ou se não obtiver até o final do segundo trimestre uma reavaliação do nível de emergência da barragem Norte/Laranjeiras.

A empresa foi levada a paralisar diversas atividades depois do rompimento de uma de suas barragens de rejeitos em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019, e depende da conclusão de revisões de segurança e de aprovações de autoridades para retomá-las.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Vish, amanha a azul vai desabar com essa noticia. Ainda bem que comprei Gol
kkk
o que tem serra azul com as ações da azul4?
kkkkkk é cada maluquice
Foi o estagiário que formatou o texto. kkkkk
tem manipulação isso sim, estão todos desesperados, até trocando o papel..kkkk
Vale é um perigo.E as ações dela só sobe!
vai entender.
Pra mim essa empresa ta ficando igual a Petrobras uma bomba relogio, quando a acao despencar vai quebrar meio mundo!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.