Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Volkswagen tem queda menor que a esperada no lucro de 2020

Publicado 22.01.2021, 11:51
Atualizado 22.01.2021, 11:55
© Reuters. Apresentação de modelo da VW em Pequim

Por Kirsti Knolle e Nick Carey e Christoph Steitz

BERLIM/LONDRES/FRANKFURT (Reuters) - A Volkswagen (DE:VOWG_p) divulgou nesta sexta-feira que o lucro de 2020 caiu quase pela metade devido ao impacto da pandemia, mas uma recuperação nas vendas de carros premium na China e entregas mais fortes no quarto trimestre ajudaram a manter a maior montadora de veículos do mundo no azul.

O grupo disse que o lucro operacional para o ano inteiro, excluindo os custos relacionados ao escândalo de fraude em testes de emissões de poluentes por motores diesel, foi de 10 bilhões de euros, em comparação com 19,3 bilhões em 2019.

Os analistas esperavam um lucro operacional de 4,8 bilhões de euros para o ano inteiro de 2020, segundo dados da Refinitiv. O fluxo de caixa líquido da divisão automotiva foi de cerca de 6 bilhões de euros e as entregas de carros aumentaram no final do ano, disse o grupo alemão em comunicado.

"As entregas aos clientes do Grupo Volkswagen continuaram a se recuperar fortemente no quarto trimestre e até excederam as entregas do terceiro trimestre de 2020", disse.

O desempenho do ano limitou as turbulências vistas em 2020 pela Volkswagen e a indústria automotiva. Uma queda nas vendas causada pela pandemia levou a um prejuízo no segundo trimestre, antes que a Volkswagen voltasse à lucratividade no trimestre seguinte devido à demanda crescente por veículos de luxo na China, o maior mercado de automóveis do mundo.

As ações da Volkswagen atingiram o nível mais alto em 11 meses após a divulgação de resultados nesta sexta-feira. Elas subiam 2,7% a 166,4 euros durante a manhã.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A principal acionista da companhia, Porsche Automobil Holding (DE:PSHG_p), que detém 31,4% da Volkswagen e 53,1% dos direitos de voto do grupo, disse que provavelmente teria um lucro significativamente positivo em 2020 após os impostos.

As vendas da Volkswagen aumentaram 1,7% em dezembro, em um momento em que os licenciamentos de carros novos na Europa caíram quase 4%, mostraram dados da Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus.

A Volkswagen e suas rivais ainda enfrentam desafios causados pela pandemia, incluindo uma escassez global de chips necessários para a produção de veículos e paralisações em vários mercados para combater a doença, o que significa que 2021 será outro ano difícil.

A montadora também enfrenta forte concorrência no desenvolvimento de carros elétricos e autônomos. A fusão da Fiat Chrysler com a PSA, que criou a quarta maior montadora do mundo, a Stellantis (MI:STLA), aumenta a pressão. A Volkswagen deverá divulgar dados detalhados de 2020 em 16 de março.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.