Western Asset projeta novo ano positivo com Ibovespa ganhando 15% em 2020

Western Asset projeta novo ano positivo com Ibovespa ganhando 15% em 2020

Investing.com  | 06.01.2020 16:47

Western Asset projeta novo ano positivo com Ibovespa ganhando 15% em 2020

Investing.com - Depois de registrar um crescimento de 34,3% e fechar na máxima, o Índice Brasil 100 tem potencial para seguir crescendo nos próximos anos. Essa é a visão da Western Asset em relatório enviado a clientes. Os analistas projetam um crescimento de lucros de 13% ao ano nos próximos dois anos. Portanto, se o P/L da bolsa permanecer no atual patamar de 14x, eles esperam valorização de 15% para o Ibovespa em 2020. Considerando o fechamento do dia 30 de dezembro, representa um salto para 132 mil pontos.

O documento destaca que com a taxa de juros nas mínimas históricas e a retomada mais clara do crescimento econômico, esta perspectiva parece até conservadora. O texto pontua que o ano de 2019 marcou o 4º ano consecutivo de alta da bolsa. A última vez que isso aconteceu foi no quinquênio 2003-2007.

Câmbio

A gestora avalia que depois da grande desvalorização de quase 15% em relação ao dólar em 2018, em 2019 o Real apresentou um comportamento um pouco mais previsível, com uma desvalorização de 4,4%. A equipe destaca que foram dois momentos do câmbio no ano: até julho, o câmbio médio foi de R$ 3,85, enquanto, a partir de agosto, o preço da moeda norte-americana subiu para uma média de R$ 4,10 até o final do ano. Eles entendem que esse deslocamento não tem uma explicação definitiva, podendo ser devido à deterioração da conta corrente, que saiu de um déficit de 2,3% em maio para 3,0% em outubro.

Apesar disso, os analistas não estão preocupados com esta piora das contas externas, pois são facilmente financiáveis com o Investimento Estrangeiro Direto. Além disso, como as taxas de juros no mundo desenvolvido devem permanecer nos atuais patamares, o diferencial de juros não deve se alterar. Deste modo, a Western projeta estabilidade da taxa de câmbio para o fechamento de 2020 em relação ao fechamento de 2019.

Renda Fixa

A gestora destaca que o ano que passou será lembrado pelo espetacular rali das taxas de juros, principalmente na segunda metade do ano, em função das constantes surpresas para baixo da inflação e o consequente reinício do ciclo de cortes de juros, que levou a Selic a encerrar o ano em seu patamar mais baixo da história, 4,50%. Apenas para se ter uma ideia da surpresa, o mercado esperava, no final de 2018, uma Selic de 7,00% para o final de 2019.

Agora, para 2020, a Western avalia que ainda há espaço para ganhos em posições prefixadas mais longas, na medida em que o BC deverá manter a taxa Selic inalterada ao longo de 2020. Obviamente, estes ganhos tendem a ser menores do que aqueles obtidos em 2019, mas ainda assim deverão compensar o risco.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Daniel Martins
Daniel Martins

Caiu COMPRA  ... (Leia Mais)

07.01.2020 01:42 GMT· Responder
Miss_Phynna
Miss_Phynna

Aham... teria que recuar pros 95k pra ter ALGUMA margem de entrada (ainda assim com protecao em dolar, mini, ouro kkk). Pqp..   ... (Leia Mais)

06.01.2020 22:55 GMT· 1 · Responder
Trump Trade r
Trump Trade r

Só não falaram da relação RISCO x retorno... mas nem precisam mencionar o que já é ÓBVIO ; )  ... (Leia Mais)

06.01.2020 20:56 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App