Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Batalha dos bilionários: Bezos e Ambani disputam liderança do varejo na Índia

Publicado 27.11.2020, 12:55
Atualizado 27.11.2020, 13:00
© Reuters. Jeff Bezos e Mukesh Ambani

© Reuters. Jeff Bezos e Mukesh Ambani

Por Abhirup Roy e Aditya Kalra

MUMBAI/NOVA DÉLHI (Reuters) - Jeff Bezos e Mukesh Ambani, dois dos homens mais ricos do mundo, enfrentam um ponto de inflexão em uma batalha pela liderança do crescente mercado de varejo da Índia, que vale quase 1 trilhão de dólares.

O resultado de uma disputa legal que envolveu os bilionários da Amazon (NASDAQ:AMZN); (SA:AMZO34) e da Reliance Industries (NS:RELI) - em que uma decisão judicial é iminente - pode moldar o cenário de varejo da Índia nos próximos anos.

O vencedor da disputa pela Future Retail, parceiro local distante da Amazon, largará na frente na corrida para atender às necessidades diárias de mais de 1 bilhão de pessoas.

Se a Amazon for bem-sucedida, poderá retardar os planos da Reliance de expandir suas operações de ecommerce e de lojas físicas. Se a Amazon perder, suas esperanças de expandir seus interesses na segunda maior varejista da Índia e lucrar com sua principal cadeia de fornecimento de alimentos serão frustradas, dizem especialistas do setor.

A Amazon está tentando impedir a compra de 3,4 bilhões de dólares dos ativos de varejo do Future Group pela Reliance. A empresa norte-americana, que conseguiu uma liminar de um juiz para bloquear o negócio Reliance-Future, acusa sua parceira de violar alguns acordos pré-existentes, de enganar o público e de insider trading. A Future nega as acusações.

© Reuters. Jeff Bezos e Mukesh Ambani

Amazon, Reliance and Future não responderam aos pedidos de comentários.

A gigante de Bezos é uma concorrente formidável, mas Ambani tem um histórico disruptivo. Ele abalou empresas estrangeiras de telecomunicações ao oferecer pacotes de dados muito baratos. Executivos da indústria veem seus planos de comércio eletrônico como uma ameaça à Amazon e ao Flipkart do Walmart (NYSE:WMT).

"Se a Reliance continuar se movendo cada vez mais rápido, obviamente será muito difícil para qualquer um vencê-la", disse Himanshu Bajaj, chefe da consultoria indiana de práticas de varejo Kearney.

Últimos comentários

quem tem papéis das brasileiras que se cuidem, Amazon vai arrebentar
Querem eliminar a concorrência.. esse Bezos está se tornando muito obsessivo. para o bem de todos a concorrência deve sempre existir. Maldito bezos
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.