Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Câmara inicia debate público sobre fake news, e deputados avaliam regras que não impliquem em censura

Publicado 13.07.2020, 18:35
Atualizado 13.07.2020, 19:00
© Reuters. .

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara iniciou nesta segunda-feira o ciclo de debates sobre o projeto das fake news e deputados manifestaram a intenção de aprimorar o texto encaminhado pelo Senado sobre o tema sem que isso implique em medidas que cerceiem a liberdade de expressão.

Em abertura do ciclo de conversas, que conta com a presença dos parlamentares e de representantes da sociedade civil, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), considerou o tema "fundamental" e lembrou que não se trata de um fenômeno exclusivo do Brasil. Acrescentou também que "as fake news vêm distorcendo as informações, vêm viralizando o ódio".

"Acho que esse é um debate no momento certo, que precisa ser ampliado daquele ponto aprovado no Senado Federal. Tenho certeza que os parlamentares aqui, junto com a sociedade, vão ampliar esse debate e vão conseguir chegar a um texto que de fato garanta a liberdade de cada um, de cada cidadão e organize o tema de forma para que aqueles que usam de forma indevida possam também ter a sua punição", defendeu o presidente da Câmara, que mesmo antes da votação do projeto no Senado criou um grupo de discussão sobre as fake news.

Na condição de secretária de Comunicação da Casa, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), lembrou que o projeto do Senado sofreu críticas de não ter sido suficientemente debatido. A parlamentar, muito atuante em redes sociais, afirmou que a internet virou um "bangue-bangue" e alertou que estrutura de disseminação de notícias falsas e "ataques a reputações" atingem "milhões de pessoas" e gera monetização.

"Fake news no Brasil dá dinheiro. Dá muito dinheiro", comentou a deputada.

Joice alertou que as chamadas fake news não podem ser confundidas com opiniões manifestas individualmente na rede e disse que "todos" estão preocupados em manter a liberdade de expressão.

"Fake news não são opiniões", afirmou, acrescentando que o texto a ser produzido irá "jamais abrir qualquer janela para censura, isso de maneira alguma".

Para a deputada, "esse território livre da internet precisa ter regra, porque há limite para tudo".

Encarado como peça-chave na discussão, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais da Presidência da Câmara, reconheceu a dificuldade do debate político sobre o tema e defendeu que a discussão seja levada de forma "desapaixonada", "trazendo o máximo da racionalidade".

O próximo debate, de um total de 10, deve ocorrer na quarta-feira pela manhã, e tratará de um dos principais eixos da proposta, a transparência das plataformas e direitos dos usuários. Apenas após essa rodada de discussão é que deve ser definida a relatoria do projeto. Uma vez escolhido um nome, que pode ser o do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), ou da deputada Tabata Amaral (PDT-SP), a ideia é construir um texto de consenso ente os integrantes da Câmara e ainda costurar um acordo para que seja facilmente aprovado ao retornar para o Senado.

Em outra frente, o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News e relator do projeto agora em discussão na Câmara quando ele foi votado pelo Senado, Angelo Coronel (PSD-BA), pediu a que o Whatsapp transfira à CPMI "os sigilos dos registros de criação, de conexão e de acesso das contas e grupos removidos no mês de junho de 2020 da plataforma sob acusação da prática de spam político e supostamente ligadas ao Partido dos Trabalhadores". Ele também pediu que a empresa exponha as razões que a levaram a tomar a decisão.

Na semana passada, o presidente da CPMI já havia requerido ao Facebook que disponibilizasse à comissão "os sigilos dos registros de criação, de conexão e de acesso das 35 contas, 14 páginas e 1 grupo registrados na plataforma do Facebook e das 38 contas no Instagram removidas por comportamento inautêntico", também pedindo que sejam explicados o motivo da ação.

© Reuters. .

O Facebook suspendeu na quarta-feira passada uma rede de contas na rede social que a empresa disse ter sido usada para espalhar mensagens políticas de desinformação por assessores do presidente Jair Bolsonaro e de dois de seus filhos. [nL1N2EF2EB]

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Últimos comentários

E pensar q isto originou se de uma denuncia contra o presidente do stf....é hilario.....
Tem que engavetar, isto não é para essa legislatura onde seus membros da mesa da CPI estao envolvidos , além ir contra a vontade dos brasileiros que nao querem esta lei.
Esse inquérito é a própria fake News
estão achando graça em deixar as raposas fazerem leis no galinheiro! Era só o que faltava! Os principais beneficiados por calarem a voz do povo, votando.
Joice, Witzel e Bozo, podem brigar, se matem. Todos estes são fakes, ganharam nesta “onda”
Essa pepa nao e a maior produtora de fakenews??? não foi pega nos áudios tramando divulgação de fakes contra o governo federal.??? qual a credibilidade dessas pessoas??? NENHUMA.
Joice ? é sério isso ? pqp! e os áudios vazados ?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.