Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Casa de câmbio Travelex volta ao básico após ataque hacker; Brasil não é afetado

Publicado 09.01.2020, 10:48
Atualizado 09.01.2020, 10:48
© Reuters. .

© Reuters. .

Por Noor Zainab Hussain e Kirstin Ridley

LONDRES/SÃO PAULO (Reuters) - Funcionários da casa de câmbio Travelex estão usando papel e caneta para atenderem milhares de clientes depois que a companhia sofreu um ataque hacker que sequestrou o acesso a seu sistema global de computadores de troca de moedas.

A companhia, que também fornece serviços de câmbio para clientes de empresas como HSBC, Barclays (LON:BARC), Virgin Money e Tesco (LON:TSCO), afirmou na terça-feira que um vírus de computador identificado em 2 de janeiro faz parte do ataque.

No Brasil, o grupo Travelex Confidence informou que o vírus que atacou as redes da Travelex Global não afetou as operações da empresa no país. "Por fazer uso de sistemas independentes, tanto as operações como os clientes locais não foram impactados. Os sistemas do grupo no Brasil estão funcionando normalmente", disse a companhia em comunicado.

A disseminação do vírus, que a Travelex afirmou que está contido, forçou a empresa a retirar do ar seus sistemas, causando um caos para clientes bem na época de comemorações do Ano Novo.

A empresa, que tem presença em mais de 70 países além do Brasil, tem atualmente capacidade para atender apenas clientes presenciais de suas 1.200 lojas espalhadas pelo mundo.

Uma investigação criminal liderada pela polícia metropolitana de Londres está em andamento.

A controladora da Travelex, Finablr, afirmou que os hackers usaram o ransomware Sodinokibi - mais conhecido como REvil - para codificar os dados dos clientes e permitir o acesso da empresa a eles apenas com o pagamento de resgate.

A Travelex afirmou que ainda não há evidência de que qualquer dado da companhia tenha sido roubado.

A Finablr processa mais de 150 milhões de transações por ano. As ações da companhia despencaram quase 20% nesta quarta-feira, após dois investidores venderem cerca de 72 milhões de dólares em ações da companhia de pagamentos.

© Reuters. .

A Travelex afirmou que está gradualmente restaurando uma série de sistemas internos e está trabalhando para retomar operações normais o mais rápido possível.

Nem a Finablr ou a Travelex informaram qualquer detalhe sobre os custos do ataque até agora, mas a Finablr disse que não espera sofrer qualquer impacto financeiro material.

"A quadrilha está supostamente cobrando resgate de 6 milhões de dólares e afirmou que o valor vai dobrar depois de dois dias", disse o vice-presidente de cibersegurança da empresa britânica de serviços de internet Nominet, Stuart Reed.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.