Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Depois de operação contra fake news, ação de bases bolsonaristas crescem nas redes sociais

Publicado 28.05.2020, 14:38
Atualizado 28.05.2020, 14:40
© Reuters. .

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA, (Reuters) - A operação da Polícia Federal no inquérito das fake news tirou da inércia nas redes sociais as bases bolsonaristas, que voltaram a aumentar seu espaço no Twitter, especialmente com críticas ao Supremo Tribunal Federal, mostra levantamento da Sala de Democracia Digital da Fundação Getulio Vargas.

A análise feita das interações nas redes na quarta-feira, dia da operação que levou a 29 ações de busca e apreensão em endereços de investigados, mostrou que a base partidária de direita, de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, concentrou 27% dos perfis mais ativos no debate, depois de várias semanas em torno de 14% a 17%.

Segundo o levantamento, as interações se concentraram em críticas ao STF, o destaque à suposta ilegalidade do inquérito e a uma "ditadura do STF", além da tentativa de mostrar que a ação prova que não há interferência do presidente na Polícia Federal.

O que os analistas chamam de base partidária de oposição --que incluem políticos mas também influenciadores digitais críticos ao governo-- também aumentou a interação nas redes, chegando a 25% dos perfis que atraíram atenção na quarta-feira. Essa base teve, no entanto, temas mais variados.

Além da ação da PF, chamou a atenção dos analistas as citações a uma fala durante uma reunião da Superintendente de Seguros Privados do Ministério da Economia, Solange Vieira, revelada pela Reuters, em que ela teria dito que "é bom que as mortes (do Covid-19) se concentrem entre os idosos... Isso melhorará nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário."

O levantamento mostrou ainda que, ao contrário do Twitter, as bases de direita perderam espaço no Youtube, em que normalmente dominam, para vídeos de canais tradicionais de comunicação.

© Reuters. .

"Dentre as principais plataformas digitais do país, normalmente é no Youtube que os influenciadores da direita de apoio a Bolsonaro têm maior impacto proporcional e predomínio sobre outros núcleos políticos. No entanto, no acompanhamento das operações da PF contra o governo do Estado do Rio de Janeiro e os propagadores de fake news, a imprensa profissional reuniu 18 dos 20 vídeos de maior número de visualizações", diz o relatório.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Últimos comentários

Eu por mim colocava todos aqueles vagabundos na cadeia do stf
os milicianos bolsonaristas em ação!
parece que os brasileiros querem mesmo é um socialismo igual ou pior que o da Venezuela aqui no Brasil, ao invés de fazer críticas deveriam era apóia o novo governo. pra quem gosta de receber benefícios eu torço pra que isso acabe pra sempre
POVO ACOVARDADO, SERÁ ESCRAVIZADO....STF vermelho, com a FOICE e o MARTELO...
O que essa notícia acrescenta a um canal de investimentos ? O pior que a opinião dominante é de direita e esses jornalistas esquerdopatas vão ouvir a população que já se cansou de comunistas .
Sala da Democracia Digital!!!kkkkkkkkkkk. Pra q serve e a quem serve esta democracia?????
J-u-m-e-n-t-o-s c-o-munistas!
pelo visto só tem gado por aqui nos comentários
pior que ainda tem ...
Merd—a escrita por uma bost-a
eita. Ninguém te obrigou a ler....kkkkk
#forastf .... Cadê a liberdade de expressao?? Estamos ou nao em uma democracia?? Nao era este o argumento dos esquerdopatas contra o bolsonaro, ou seja, viveriamos em uma ditadura?? Quem esta impondo restriçoes ao povo atualmemte??
Lucas Lima Estou esperando essas Fake News, que tanto falam, mas fica nessa de lamber o saco do STF só não reclame depois kkkk
Engraçado que os que disseram que haveria Ditadura, fim do Bolsa família e extermínio de minorias não tiveram suas casas invadidas e nessa operação eu ainda não vi se quer as Fake News que tanto falam.
Resumindo pá,u no cu do STF e das Puti,nhas aqui, que a defendem Lucas e Marcos.
virou G1 aqui?
Ta parecendo kkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.