Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Do Clubhouse ao Twitter Spaces, mídia social enfrenta desafio de moderação de áudio ao vivo

Publicado 25.02.2021, 12:26
Atualizado 25.02.2021, 12:30
© Reuters. Aplicativo Clubhouse

© Reuters. Aplicativo Clubhouse

Por Elizabeth Culliford

(Reuters) - O crescimento explosivo do Clubhouse, uma rede social baseada em áudio impulsionada por aparições de celebridades da tecnologia como Elon Musk e Mark Zuckerberg, gerou um escrutínio sobre como o aplicativo vai tratar conteúdo problemático, de discurso de ódio a assédio e desinformação.

Moderar a discussão em tempo real é um desafio para uma safra de plataformas que usam chat de voz ao vivo, de serviços centrados em videogames como Discord ao novo recurso de áudio ao vivo do Twitter (NYSE:TWTR) (SA:TWTR34), o Spaces. O Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) também está explorando essa frente.

"O áudio apresenta um conjunto fundamentalmente diferente de desafios para a moderação do que a comunicação baseada em texto. É mais efêmero e mais difícil de pesquisar e agir", disse o diretor jurídico da Discord, Clint Smith, em uma entrevista.

As ferramentas para detectar conteúdo de áudio problemático ficam atrás daquelas usadas para identificar texto; e transcrever e examinar bate-papos de voz gravados é um processo mais complicado para pessoas e máquinas. A falta de pistas extras, como os sinais visuais de vídeo ou comentários de texto que os acompanham, também pode torná-lo mais desafiador.

"A maior parte do que você tem em termos de ferramentas de moderação de conteúdo é realmente construída em torno de texto", disse Daniel Kelley, diretor associado do Centro de Tecnologia e Sociedade da Liga Antidifamação.

Nem todas as empresas fazem ou mantêm gravações de voz para investigar relatórios de violações de regras. Embora o Twitter mantenha o áudio do Spaces por 30 dias ou mais se houver um incidente, o Clubhouse diz que exclui sua gravação se uma sessão ao vivo termina sem um relatório imediato do usuário, e o Discord não grava nada.

Em vez disso, o Discord, que enfrentou pressão para conter conteúdo tóxico como assédio e material de supremacia branca em bate-papos de texto e voz, oferece aos usuários controles para silenciar ou bloquear pessoas e depende deles para sinalizar áudio problemático.

Esses modelos de comunidade podem fortalecer os usuários, mas podem ser facilmente abusados e sujeitos a preconceitos.

O Clubhouse, que introduziu controles de usuário de maneira semelhante, investigou se ações como bloqueio, que podem impedir que usuários entrem em certas salas, podem ser utilizadas para assediar ou excluir usuários.

© Reuters. Aplicativo Clubhouse

Os desafios de moderar áudio ao vivo confrontam a batalha global sobre moderação de conteúdo em grandes plataformas de mídia social, que são criticadas por seu poder e opacidade, e têm atraído reclamações de ambos os lados como demasiadamente restritiva ou perigosamente permissiva.

As plataformas online também têm lutado por muito tempo para frear o conteúdo prejudicial ou gráfico ao vivo em seus sites. Em 2020, um vídeo ao vivo de um suicídio no Facebook se espalhou por vários sites. Em 2019, um tiroteio em uma sinagoga alemã foi transmitido ao vivo no site de jogos Twitch, da Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34).

"É muito importante para esses serviços aprenderem com o lançamento do streaming de vídeo para entender que eles enfrentarão os mesmos tipos de questões", disse Emma Llanso, integrante do Conselho Consultivo de Segurança do Twitch. "O que acontece quando as pessoas querem usar seu serviço para transmitir áudio ao vivo de um encontro com a polícia ou de um ataque violento?"

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.