Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Emissora de TV britânica é criticada por comentários de apresentador sobre 5G e pandemia

Publicado 14.04.2020, 17:16
Atualizado 14.04.2020, 17:30
© Reuters. .

LONDRES (Reuters) - Uma das maiores emissoras de televisão do Reino Unido, a ITV, está sendo alvo de críticas após um de seus principais apresentadores afirmar que ninguém sabe se a teoria da conspiração de que a tecnologia 5G ajuda a espalhar o coronavírus é verdadeira.

Algumas torres de telecomunicação e engenheiros do setor no Reino Unido foram atacados uma vez que a teoria, negada por cientistas, empresas de telecomunicações e autoridades do governo, espalhou-se pelas redes sociais.

"O que eu não aceito é a mídia tradicional afirmando que isso não é verdade quando eles não sabem se isso não é verdade", disse Eamonn Holmes, apresentador veterano da ITV no programa "This Morning", exibido na segunda-feira. "É muito fácil dizer que não é verdade porque isso serve à narrativa do Estado".

A agência reguladora do mercado de mídia do Reino Unido, Ofcom, afirmou que recebeu 419 reclamações sobre o comentário do apresentador.

Holmes tentou esclarecer seus comentários, afirmando que não há conexão entre a epidemia de coronavírus e a tecnologia 5G e que sugerir o contrário é errado e possivelmente perigoso.

"Toda a teoria relacionada a essa conexão se mostrou falsa e gostaríamos de enfatizar isso", disse ele no "This Morning".

"Entretanto, muitas pessoas estão corretamente preocupadas e estão buscando respostas e isso era simplesmente o que eu estava tentando transmitir ontem."

A BT, dona da operadora de telefonia EE, afirmou que 22 de suas instalações foram atacadas durante o feriado da Páscoa, enquanto a Vodafone (LON:VOD) disse que 20 de suas torres no Reino Unido foram alvo de ataques incendiários.

© Reuters. .

O presidente-executivo da Vodafone, Nick Jeffery, disse que "não há absolutamente nenhuma relação entre 5G e coronavírus" e que não há evidência de que a tecnologia seja prejudicial à saúde.

Já Simon Clarke, especialista em microbiologia celular da Universidade de Reading, afirmou que "a ideia de que o Covid-19 é causado pelos sinais do 5G é um lixo completo.

(Por Kate Holton)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.