Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Hackers atuando para a Turquia podem estar por trás de recentes ciberataques, dizem fontes

Publicado 27.01.2020, 15:58
Atualizado 27.01.2020, 15:58
© Reuters. .

Por Jack Stubbs e Christopher Bing e Joseph Menn

LONDRES (Reuters) - Ataques cibernéticos contra governos e outras organizações na Europa e no Oriente Médio podem ter envolvimento de hackers agindo no interesse do gove6rno turco, disseram três importantes autoridades de segurança ocidentais.

Os hackers atacaram pelo menos 30 organizações, incluindo ministérios, embaixadas e serviços de segurança, além de empresas e outros grupos, segundo registros públicos da internet analisados pelas Reuters. As vítimas incluíram serviços de email do governo do Chipre e da Grécia e o consultor de segurança nacional do governo iraquiano, mostram os registros.

Os ataques envolvem interceptação de tráfego da internet nos sites das vítimas, podendo permitir que hackers obtenham acesso ilícito às redes de órgãos governamentais e outras organizações.

De acordo com duas autoridades britânicas e uma autoridade dos EUA, a atividade apresenta as características de uma operação de espionagem cibernética governamental conduzida para promover os interesses turcos.

As autoridades disseram que a conclusão se baseia em três elementos: identidades e locais das vítimas incluindo governos de países geopoliticamente significativos para a Turquia; semelhanças com ataques anteriores que usavam infraestrutura registrada na Turquia; e informações contidas em avaliações de inteligência confidenciais que eles se recusaram a detalhar.

As autoridades disseram que não está claro quais indivíduos ou organizações específicos são responsáveis, mas acreditam que as ondas de ataques estão ligadas porque todos eles usam os mesmos servidores ou outra infraestrutura.

O Ministério do Interior da Turquia se recusou a comentar. Um importante funcionário do governo turco não respondeu diretamente às perguntas sobre a campanha, mas disse que a Turquia costuma ser vítima de ataques cibernéticos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O governo cipriota disse em um comunicado que as "agências relevantes estavam imediatamente cientes dos ataques e passaram a contê-los". "Não comentaremos detalhes por razões de segurança nacional", acrescentou.

Autoridades de Atenas disseram que não tinham provas de que o sistema de email do governo grego tenha sido comprometido. O governo iraquiano não respondeu a pedidos de comentários.

Os ataques ocorrem desde pelo menos o início de 2018, mostram os registros.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.