Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

QuintoAndar adota IPCA em contratos de aluguel

Publicado 28.11.2020, 04:07
Atualizado 28.11.2020, 20:55
© Reuters.  QuintoAndar adota IPCA em contratos de aluguel

A startup de aluguel e compra de imóveis QuintoAndar anunciou ontem que passará a usar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como referência para reajustes anuais dos contratos de aluguel - até então, a empresa usava o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), indicador que reflete os preços do atacado. Segundo o QuintoAndar, o objetivo é evitar distorções do IGP-M para inquilinos e proprietários.

Há mais de 30 anos, o IGP-M é o padrão do mercado imobiliário, e suas altas recentes vem deixando inquilinos preocupados - nos últimos 12 meses, a alta foi de 24,25%. Enquanto isso, a inflação medida pelo IPCA subiu 3,14% no mesmo período. A startup diz que o novo índice vale a partir da próxima segunda-feira para todos os novos contratos fechados pela plataforma.

"Essa variação (do IGP-M) não é boa para ninguém. O proprietário tem dificuldade em conseguir a correção integral e ainda corre o risco de o inquilino rescindir o contrato", diz Gabriel Braga, presidente executivo do QuintoAndar em comunicado. "Para o morador, também não é bom, pois ele tem todo o desgaste de ter de procurar um imóvel novo e se mudar caso não haja negociação."

Na visão de Michael Viriato, professor de finanças do Insper, a medida do QuintoAndar é uma formalização de uma mudança que já está acontecendo no mercado imobiliário: "Com essa forte alta que o IGP-M tem apresentado, ninguém está conseguindo de fato repassar esse índice, essa elevação não é factível de ser implementada", diz Viriato. "Usar o IPCA favorece tanto o inquilino quanto o proprietário, com contratos mais críveis".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo a empresa, mesmo com o IPCA como padrão nos novos contratos, os clientes da plataforma ainda poderão escolher continuar com o IGP-M - nesse caso o inquilino e o proprietário, na hora da negociação, terão de entrar em acordo sobre qual índice será usado.

O QuintoAndar também afirma que os contratos vigentes a princípio ficarão com o IGP-M até o vencimento, mas os inquilinos poderão pedir negociação para o IPCA e esperar a resposta do proprietário.

"O QuintoAndar tem hoje uma atuação representativa no mercado imobiliário, e é possível que a medida de formalizar o uso do IPCA influencie outros atores do setor", afirma o professor do Insper.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimos comentários

Tinha um boa impressão, ate receber de volta meu imovel, inventaram um valor para eu pagar referente a uma difereça a qual nao existe. Funcionarios pessimos. Nao recomendo
Tinha um boa impressão, ate receber de volta meu imovel, inventaram um valor para eu pagar referente a uma difereça a qual nao existe. Funcionarios pessimos. Nao recomendo
quando meu inquilino saiu fiquei um mês esperando laudo de vistoria e não entregaram
excelente empresa. Transparente em tudo! Se vc não acha é pq tem preguiça de ler contratos!
Péssima empresa
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.