Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Reguladores globais miram domínio de dados das gigantes de tecnologia

Publicado 09.12.2019, 16:19
Atualizado 09.12.2019, 16:19
© Reuters. .

Por Huw Jones

LONDRES (Reuters) - Google (NASDAQ:GOOGL), Alibaba e outras gigantes de tecnologia podem ser forçadas a compartilhar os dados de clientes de seus serviços financeiros com bancos e fintechs para evitar concorrência desleal.

Enquanto o plano do Facebook para sua "stablecoin" libra é examinado, um corpo global de reguladores dos principais centros financeiros do mundo disse que os crescentes tentáculos das gigantes de tecnologia levantaram questões sobre estabilidade financeira, concorrência e privacidade de dados.

O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) pediu em um relatório divulgado no domingo um "monitoramento vigilante" da transição das empresas para o setor de serviços financeiros, o que, segundo o documento, poderá prejudicar a capacidade dos bancos de gerar capital por meio de lucros retidos.

Embora ainda sejam apenas emergentes na maioria dos países, as gigantes de tecnologia em locais como a China levaram serviços financeiros ao alcance de comunidades carentes, afirma o relatório do FSB, que é liderado pelo membro do Federal Reserve, Randal Quarles.

O FSB disse que empresas como Microsoft (NASDAQ:MSFT), Amazon (NASDAQ:AMZN), eBay, Baidu (NASDAQ:BIDU), Apple (NASDAQ:AAPL), Facebook e Tencent, possuem grandes bancos de dados, enquanto algumas empresas já oferecem gestão de ativos, pagamentos e empréstimos.

Muitas empresas de tecnologia, como Amazon, Facebook, eBay, Alipay e Google, adquiriram licenças relacionadas a pagamentos em países da União Europeia, incluindo Luxemburgo, Irlanda e Lituânia, embora a maioria ainda não tenha acumulado grandes volumes.

Bancos na Europa e em outros lugares já precisam compartilhar dados de clientes com fintechs que desejam oferecer serviços de pagamentos rivais, e isso também pode ser o caso das gigantes de tecnologia, disse o FSB.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"A capacidade das grandes empresas de tecnologia de alavancar dados de clientes levanta a questão de saber se - e até que ponto - as autoridades poderiam considerar o potencial de promover a mobilidade de dados entre os vários atores envolvidos na provisão de serviços financeiros", disse o FSB.

"Fazer isso pode ajudar a incentivar a concorrência e garantir condições equitativas entre os participantes do mercado."

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.