Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Aiatolá acusa EUA de tentarem atiçar protestos no Irã

Publicado 31.07.2020, 11:42
Atualizado 31.07.2020, 11:45
© Reuters. Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em Teerã

Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou os Estados Unidos nesta sexta-feira de tentarem atiçar protestos contra o governo da República Islâmica impondo sanções que disse visarem a falência do país.

Os governantes clericais iranianos tentam evitar um ressurgimento das manifestações antigoverno que abalaram a nação nos últimos anos e que começaram com protestos contra as adversidades econômicas, mas foram politizados por manifestantes que exigem a saída de autoridades de alto escalão. As autoridades disseram que os protestos de rua serão tratados de maneira "decisiva".

"Seu objetivo de curto prazo (dos EUA) era deixar nosso povo tão irritado e cansado que ele se ergueria contra o sistema (governante)", disse Khamenei em um pronunciamento televisionado que marcou o feriado religioso muçulmano do Eid al-Adha.

"Seu objetivo de longo prazo é quebrar o país, o Estado, em outras palavras, causar um colapso econômico."

Além das sanções dos EUA, a economia do Irã foi abalada pela queda dos preços do petróleo e pela crise do coronavírus – o país tem uma das maiores taxas de mortalidade decorrentes da pandemia no Oriente Médio.

As relações entre Teerã e Washington se deterioraram desde 2018, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, abandonou o acordo nuclear firmado pelo Irã com seis potências em 2015, conforme o qual Teerã concordou em limitar seu programa nuclear em troca da suspensão da maioria das sanções internacionais.

© Reuters. Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em Teerã

Khamenei classificou os EUA como o "principal inimigo" do Irã e fez um apelo para que seus compatriotas a resistam à pressão norte-americana. Ele descartou negociações com Washington, dizendo que Trump usaria as conversas para fazer propaganda, como fez com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

"Na mesa de negociação, a América quer que abandonemos totalmente nossa indústria nuclear, reduzamos nossas capacidades de defesa e abdiquemos de nossa influência regional", disse.

Desde que rompeu com o acordo nuclear, Washington reativou sanções que reduziram acentuadamente as exportações petrolíferas de Teerã e adotou uma política de "pressão máxima" que visa forçar o Irã a negociar um pacto mais abrangente que limite mais suas atividades nucleares e encerre seu programa de mísseis e seu apoio a forças que atuam em seu nome em uma disputa de poder regional com árabes do Golfo Pérsico apoiados pelos EUA.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.