Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Com presença de Bolsonaro, bloco Prosul é criado para coordenar países sul-americanos

Publicado 22.03.2019, 18:38
Atualizado 22.03.2019, 18:38
© Reuters. Presidentes de países da América do Sul lançam grupo regional Prosul no Chile

SANTIAGO (Reuters) - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta sexta-feira, ao lado de presidentes de países da região, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, um novo bloco de nações sul-americanas denominado Prosul, para coordenar os países "sem burocracia excessiva", em reação à forte rejeição ao grupo Unasul por sua postura na crise da Venezuela.

Ao final de uma reunião de cúpula em Santiago, os presidentes de Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Peru assinaram uma declaração manifestando seu compromisso com a integração regional.

"Damos início ao processo de criação do Prosul", disse o presidente conservador. "Será um foro que terá um compromisso firme e claro com a democracia, com as liberdades e com o respeito pelos direitos humanos", acrescentou.

Piñera disse que o Chile vai liderar a iniciativa em suas primeiras etapas e, posteriormente, o Paraguai vai presidir o bloco.

A nova aliança política, forjada em um momento de predominância de governos de direita ou centro-direita na América do Sul, foi impulsionada a partir do início do ano pelo Chile em resposta aos fortes questionamentos sofridos pela debilitada Unasul.

Instigada pelo falecido presidente venezuelano Hugo Chávez para cristalizar uma integração política regional, a Unasul foi criada em 2004, quando o pêndulo ideológico se inclinava para a esquerda.

A declaração desta sexta-feira enfatizou que todos os países sul-americanos estão convidados a participar, sem considerar as diferenças ideológicas, mas a Venezuela esteve ausente da reunião, à qual só se enviou um convite ao líder opositor Juan Guaidó.

(Por Marion Giraldo e Fabián Andrés Cambero) 2019-03-22T175638Z_1_LYNXNPEF2L1L2_RTROPTP_1_CHILE-SUMMIT.JPG

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.