China deve impor nova lei de segurança à Hong Kong; Trump alerta pra reação dos EUA

China deve impor nova lei de segurança à Hong Kong; Trump alerta pra reação dos EUA

Reuters  | 21.05.2020 20:40

China deve impor nova lei de segurança à Hong Kong; Trump alerta pra reação dos EUA

Por James Pomfret e Yew Lun Tian e Steve Holland

HONG KONG/PEQUIM/WASHINGTON (Reuters) - A China irá impor uma nova legislação nacional de segurança sobre Hong Kong após os distúrbios causados pelos protestos pró-democracia no ano passado, anunciou uma autoridade chinesa na quinta-feira, levando a um aviso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Washington reagiria "de maneira muito forte" contra a tentativa de controlar ainda mais a ex-colônia britânica. 

O Departamento de Estado dos EUA também avisou a China, dizendo que um auto grau de autonomia e respeito para os direitos humanos seriam a chave para preservar o status de território especial na lei norte-americana, e que ajudou Hong Kong a manter sua posição como centro financeiro mundial. 

As ações da China podem levar a novos protestos em Hong Kong, que desfruta de muitas das liberdades não permitidas na China continental, depois das constantes manifestações, algumas violentas, que mergulharam a cidade nas mais profundas turbulências desde que voltou à tutela do governo de Pequim em 1997.

Trump, que aumentou sua retórica anti-China enquanto busca a reeleição em novembro, disse a jornalistas que "ninguém sabe ainda" os detalhes do plano da China. "Se acontecer, vamos abordar essa questão de maneira muito forte", disse o presidente sem elaborar. 

© Reuters. .

Zhang Yesui, porta-voz do Congresso Nacional Popular da China, disse que os detalhes do projeto de lei seriam apresentados na sexta-feira, quando o parlamento promove sua sessão anual. 

"À luz das novas circunstâncias e necessidades, o Congresso Nacional Popular está exercitando seu poder constitucional" para estabelecer um novo quadro legal e mecanismo de aplicação de leis para salvaguardar a segurança nacional em Hong Kong, disse em pronunciamento. 

(Reportagem adicional de Greg Torode, Clare Jim, Sarah Wu, Jessie Pang, Steve Holland, David Brunnstrom e Humeyra Pamuk)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Gutolino
Gutolino

Desta vez os Chineses estão brincando com fogo. O Trump não é frouxo e muito menos compartilha da mesma ideologia comunista que os chineses na era Obama apoiava. A coisa vai ficar séria e feia pra chinavirus. kkkkkk  Chupa chinesada maldita....  ... (Leia Mais)

22.05.2020 12:19 GMT· 2 · Responder
Lauro Victor
Lauro Victor

Se preparem para próxima CRISE. Isso mesmo, próxima CRISE. Guerra USAxChina ai vai arrebentar tudo de vez. 🙏🏿  ... (Leia Mais)

22.05.2020 12:19 GMT· 1 · Responder
marcos de lima junior
marcos de lima junior

a China esta invadindo e impondo sua ditadura em todos os países vizinhos da ásia e inclusive oriente médio, o mais emblematico foi o Tibet, se Europa e EUA continuarem sem fazer nada para impedir em breve teremos uma.nova URSS  ... (Leia Mais)

22.05.2020 12:09 GMT· 1 · Responder
Amaro Silva
Amaro Silva

No máximo Trump amplia juros sobre mercadorias chinesas, restrigiria entrada chinesa no país, nada de extravagante. Afinal o principal parceiro chinês é ninguém menos q a Rússia.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 12:09 GMT· Responder
Carlos Queiroz
Carlos Queiroz

A "Cortina de Ferro" está aí, para quem ainda duvidava. A China sempre fez e continuará fazendo o que bem entender, sem retaliações de impacto.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 11:56 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Portugal) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.