Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Coreia do Norte diz a chefe da ONU que programa nuclear não está aberto a negociações

Publicado 17.08.2017, 19:16
Atualizado 17.08.2017, 19:20
© Reuters.  Coreia do Norte diz a chefe da ONU que programa nuclear não está aberto a negociações

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O programa de armas nucleares da Coreia do Norte nunca estará aberto a negociações enquanto a “política hostil e a ameaça nuclear” do governo dos Estados Unidos “continuar”, disse o vice-embaixador de Pyongyang na Organização das Nações Unidas ao secretário-geral da ONU, António Guterres.

Guterres conversou por telefone com o vice-embaixador Kim In Ryong na terça-feira, informou a missão norte-coreana na ONU em comunicado nesta quinta-feira. O embaixador norte-coreano na ONU, Ja Song Nam, está atualmente na Coreia do Norte, também conhecida como República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

“Enquanto a política hostil e a ameaça nuclear dos EUA continuar, a RPDC... nunca irá colocar sua dissuasão nuclear auto-defensiva na mesa de negociação ou recuar uma polegada do caminho escolhido por si mesma, o caminho de fortalecer a força nuclear estatal”, disse Kim a Guterres de acordo com um registro da ligação telefônica dado pela missão norte-coreana na ONU.

Guterres disse na quarta-feira ser hora de “reduzir retórica e intensificar diplomacia” em relação à Coreia do Norte e que disse à Rússia, Japão, Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Coreia do Norte que está disponível para ajudar a mediar conversas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou à Coreia do Norte na semana passada que o país irá enfrentar “fogo e fúria” caso ameace os Estados Unidos, fazendo com que a Coreia do Norte dissesse estar considerando planos de disparar mísseis em direção à ilha de Guam, território dos EUA no Pacífico.

Mas a mídia norte-coreana relatou na terça-feira que Kim adiou a decisão enquanto aguardava para ver os próximos passos dos Estados Unidos, fazendo com que Trump elogiasse a decisão “sábia” do líder norte-coreano.

“À medida que os Estados Unidos lançaram uma provocação em grande escala contra a RPDC em todos os campos políticos, econômicos e militares, nada pode alterar a vontade e determinação do exército e do povo da RPDC de responder tomando firmes medidas retaliatórias”, disse Kim a Guterres de acordo com o comunicado norte-coreano.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou unanimemente uma resolução elaborada pelos EUA para impor novas sanções sobre a Coreia do Norte em 5 de agosto que podem cortar em um terço a receita anual de 3 bilhões de dólares em exportações do Estado asiático.

Kim disse a Guterres que a resolução “constitui uma flagrante transgressão da soberania (da Coreia do Norte) e um desafio aberto a ela”.

A Coreia do Norte está sob sanções da ONU desde 2006 por conta de seus programas nuclear e de mísseis balísticos e o Conselho de Segurança intensificou medidas em resposta a cinco testes de armas nucleares e quatro lançamentos de mísseis de longa distância.

“A RPDC fará os EUA pagarem caro por todos os crimes hediondos que cometem contra o Estado e povo deste país”, disse Kim a Guterres, segundo a missão da Coreia do Norte na ONU.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.