Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Enviado da ONU espera rápida reabertura de portos na Líbia, mas não consegue prever quando

Publicado 18.01.2020, 16:08
Atualizado 18.01.2020, 16:13
Enviado da ONU espera rápida reabertura de portos na Líbia, mas não consegue prever quando

Enviado da ONU espera rápida reabertura de portos na Líbia, mas não consegue prever quando

Por Ulf Laessing e Ayman al Warfali

BERLIM/ZUEITINA, Líbia (Reuters) - O enviado das Nações Unidas à Líbia afirmou, neste sábado, que esperava que os portos de petróleo, fechados antes de uma cúpula em Berlim que busca uma trégua no país, serão reabertos em breve, mas “não consegue fazer uma previsão”.

Terminais de exportação de óleo ao redor do leste e da região central da Líbia foram fechados na sexta-feira, por tribos aliadas ao comandante Khalifa Haftar, cujo Exército Nacional da Líbia (LNA, sigla em inglês) está em uma guerra de nove meses com forças governamentais sob o controle da capital Tripoli.

Diplomatas veem o fechamento como uma jogada de poder do LNA que busca aumentar a pressão antes de uma conferência, neste domingo, em Berlim, na qual a Alemanha busca pressionar por uma trégua duradoura.

A estatal NOC declarou força maior nas exportações de óleo dos portos de Brega, Mas Lanuf, Hariga, Zueitina e Es Sider, dizendo que os fechamentos resultariam na perda de 800.000 barris por dia.

O enviado da ONU, Ghassan Salame, afirmou que a cúpula provavelmente discutiria os fechamentos para evitar que eles durem semanas ou meses, como confiscos anteriores de instalações.

“Se a situação não for resolvida entre hoje (sábado) e amanhã (domingo), espero que o assunto seja discutido, sim”, disse à Reuters, em Berlim.

Mas por volta de 600 homens da tribo, acampados em frente ao porto de Zueitina, disseram que manteriam os terminais fechados até que o leste do país possa exportar seu próprio óleo, sem passar por Tripoli.

“Não reabriremos os terminais sem garantias internacionais”, disse Osman Saleh, líder tribal, à Reuters, em uma tenda onde seus companheiros sentavam bebendo chá e ouvindo discursos provocativos.

(Por Ulf Laessing em Nadeen Ebrahim em Berlim, e Ayman al Warfali em Zueitina)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.