Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Escritor salvadorenho Castellanos Moya questiona guinada à direita da América Latina

Publicado 16.10.2018, 18:12
Atualizado 16.10.2018, 18:20
Escritor salvadorenho Castellanos Moya questiona guinada à direita da América Latina

Por Lucila Sigal

BUENOS AIRES (Reuters) - O escrito salvadorenho Horacio Castellanos Moya expressou sua preocupação com a inclinação dos eleitorados a eleger governos de direita na América Latina e com a situação dos imigrantes centro-americanos que se dirigem aos Estados Unidos.

Castellanos Moya, que deu várias palestras no Festival Internacional de Literatura de Buenos Aires (FILBA), encerrado no domingo, se referiu às crises das esquerdas latino-americanas que, em sua opinião, se "auto destruíram ou foram destruídas pelos sistemas judiciais controlados pela direita".

"O movimento pendular à direita ou à extrema direita corta tranversalmente, não é um problema nacional, são problemas regionais e provavelmente mais globais, que são explicados através de correntes globais, não de pensamento político, mas sim por oportunismo político desenvolvido pelas forças do capital que precisam desses tipos de governo para novas etapas de acumulação", disse Castellanos Moya.

O escritor mencionou como exemplo o caso do Brasil, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso desde abril por acusações de corrupção, e o candidato presidencial de extrema-direita, Jair Bolsonaro, lidera as pesquisas para o segundo turno das eleições, em 28 de outubro.

"Virão outras formas de autoritarismo que não são ditaduras militares abertamente, mas serão formas de autoritarismo que terão repercussões profundas para as liberdades e os direitos em democracia", disse o autor de 61 anos em uma entrevista recente à Reuters.

O autor de "Insensatez" e "O Sonho do Retorno" deixou El Salvador quando tinha 20 anos fugindo da guerra civil (1980-1992) e morou no México, Espanha, Alemanha, Japão e Estados Unidos, onde vive atualmente e trabalha como professor universitário. Mas sempre volta ao seu país quando escreve ficção.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sua última obra, "Moronga", conta a história de um ex-guerrilheiro e um professor salvadorenhos unidos pela sua incapacidade de se adaptar à vida nos EUA, um país que ele critica por seu "puritanismo".

(Por Lucila Sigal) OLBRENT Reuters Brazil Online Report Entertainment News 20181016T211219+0000

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.