Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ex-conselheiro de Trump, Manafort mentiu para bancos e fisco, diz procurador

Publicado 15.08.2018, 15:14
Atualizado 15.08.2018, 15:20
© Reuters. Manafort chega a tribunal em Washington

Por Karen Freifeld e Nathan Layne

(Reuters) - Paul Manafort mentiu para "um banco atrás do outro" para obter empréstimos e falsificou sua declaração de imposto de renda, disse um procurador nesta quarta-feira, quando o julgamento do ex-gerente de campanha do presidente norte-americano, Donald Trump, por fraudes financeiras se aproximou do fim.

O procurador disse ainda que Manaford tinha "uma enorme caçamba de dinheiro escondida" no exterior, pedindo ao júri que o condene baseado mais em provas de papel do que testemunho de um ex-protegido.

O julgamento em Alexandria, na Virgínia, é o primeiro resultante da investigação do procurador especial Robert Mueller sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial de 2016. As acusações envolvem fraude tributária e bancária, e não um possível conluio entre Moscou e a campanha eleitoral de Trump.

Uma condenação de Manafort poderia minar os esforços de Trump e de alguns parlamentares republicanos para pintar o inquérito de Mueller como uma caça às bruxas política, e uma absolvição seria um revés para o procurador especial.

Procuradores disseram que Manafort, de 69 anos, tentou enganar banqueiros com declarações financeiras adulteradas em 2015 e 2016 para emprestar oferecendo imóveis como garantia.

O secretário de Justiça assistente especial Greg Andres disse que o operador político republicano veterano deixou de pagar impostos sobre mais de 15 milhões de dólares que lucrou como consultor político na Ucrânia deliberadamente.

"O senhor Manafort mentiu para manter mais dinheiro quando o tinha, e mentiu para conseguir mais dinheiro quando não o tinha", disse Andres em sua argumentação final.

Segundo ele, Manafort "mente em suas declarações de imposto de renda e mente para um banco atrás do outro".

Os advogados de defesa decidiram não convocar nenhuma testemunha no julgamento, e o próprio Manafort não deporá para se defender.

© Reuters. Manafort chega a tribunal em Washington

Manafort ganhou milhões de dólares trabalhando para políticos ucranianos pró-Rússia antes de receber um cargo não remunerado na campanha de Trump. Ele fez parte da equipe de campanha durante cinco meses e a comandava em meados de 2016, quando Trump foi escolhido como o candidato republicano para a eleição presidencial.

Manafort também foi acusado de não revelar contas bancárias no exterior. Se considerado culpado de todas as acusações, ele pode receber uma pena de 8 a 10 anos de prisão, de acordo com o especialista em sentenças Justin Paperny.

(Reportagem adicional de Amanda Becker)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.