Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

França repensa atitudes envolvendo assédio sexual após escândalo Weinstein, diz ministra

Publicado 20.10.2017, 18:08
Atualizado 20.10.2017, 18:10
© Reuters. Ministra Marlene Schiappa deixa reunião em Paris

© Reuters. Ministra Marlene Schiappa deixa reunião em Paris

Por Arthur Connan e Ingrid Melander

PARIS (Reuters) - O escândalo envolvendo o produtor de cinema Harvey Weinstein está forçando uma nova análise de atitudes em relação a assédio sexual na França, um país que aprecia sua autoimagem como terra da sedução e romance, disse a ministra encarregada de reprimir a violência contra as mulheres.

Weinstein foi acusado por diversas mulheres de assédios e abusos sexuais em incidentes datados desde a década de 1980, incluindo três mulheres que dizem ter sido estupradas. O produtor nega ter feito sexo não consensual com qualquer uma delas.

Mais de 300 mil registros de assédios ou abusos sexuais foram publicados no Twitter sob a hashtag em francês #balancetonporc, ou #squealonyourpig, em inglês, na semana passada, embora conservadores dizem que a nova tendência representa um ataque ao estilo de vida francês em nome do puritanismo ao estilo norte-americano.

“Nós realmente estamos em um ponto de mudança, com o caso Weinstein como um gatilho”, disse a ministra da Igualdade de Gêneros, Marlene Schiappa, em entrevista à Reuters nesta sexta-feira.

A França tem frequentemente discutido assédios sexuais durante a última década após escândalos envolvendo políticos franceses.

Seis anos atrás, um escândalo sexual forçou o ex-ministro das Finanças francês Dominique Strauss-Kahn a renunciar como chefe do Fundo Monetário Internacional, gerando uma rodada de exames de consciência na França sobre abusos sexuais que não são declarados ou passam despercebidos nos mais altos escalões de poder.

Um deputado do partido Em Marcha!, do presidente Emmanuel Macron, Christophe Arend, foi acusado por sua ex-assistente e gerente de campanha de assédio sexual, relatou a Franceinfo nesta sexta-feira.

O partido informou em comunicado que Arend é beneficiado por uma presunção de inocência até que se prove o contrário e que ele havia preenchido uma queixa de “denúncia caluniosa” contra a acusadora.

“Qualquer forma de violência e assédio é intolerável. Cabe à Justiça e somente a ela iluminar a questão”, informou o partido.

© Reuters. Ministra Marlene Schiappa deixa reunião em Paris

A ministra da Igualdade de Gêneros disse que o escândalo Weinstein pode ter um impacto mais duradouro na França porque fez com que mulheres de todos as classes sociais denunciassem abusos e assédios em trabalhos e espaços públicos, não somente nos corredores do poder.

“Quando é sobre políticos, a maioria das pessoas só critica os políticos, em vez de ver como uma questão mais ampla”, disse Schiappa, blogueira de 34 anos que se tornou ministra no novo governo do presidente Emmanuel Macron.

“Mas quando isto tem a ver com o cinema, isto tem um impacto maior, porque as pessoas se identificam com atores e atrizes”, acrescentou, descrevendo a onda de testemunhos nas redes sociais como uma “liberação”.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.