Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Hidroxicloroquina é alvo de testes padrão ouro em meio a questões políticas

Publicado 22.05.2020, 20:03
Atualizado 23.05.2020, 12:10
© Reuters. Farmacêutico com cartela de hidroxicloroquina em hospital de Liège, Bélgica

Por Nancy Lapid

(Reuters) - Na luta contra a Covid-19, o medicamento contra a malária hidroxicloroquina se tornou uma questão política ao ser defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomar o medicamento e o saudar como um "divisor de águas", para desdém dos críticos.

Alguns estudos já foram realizados sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina, incluindo um publicado nesta sexta-feira e que mostra um risco maior de morte e problemas cardíacos em pacientes com coronavírus que os usaram em comparação com aqueles que não os tomaram. Porém, os médicos estão aguardando que o debate sobre a eficácia destas drogas no tratamento da Covid-19 seja definido por testes científicos padrão ouro. Os resultados de algumas destas pesquisas são esperados já para a próxima semana.

A pesquisa envolve testes aleatórios que comparam as duas drogas com um placebo, sem que médicos, nem pacientes, fiquem cientes quem recebeu o quê.

Em experimentos de laboratório, a hidroxicloroquina e a cloroquina inibiram o novo coronavírus e médicos em várias partes do mundo passaram a dar hidroxicloroquina, a menos tóxica entre as duas, para os pacientes. Porém, os primeiros resultados destas aplicações do medicamento nos pacientes foram bastante decepcionantes.

A hidroxicloroquina, por exemplo, não conseguiu reduzir a necessidade de respiradores ou o risco de morte em pacientes graves com Covid-19, na Universidade de Columbia.

O estudo publicado no periódico médico Lancet envolveu quase 96 mil pacientes hospitalizados, incluindo 15 mil tratados com hidroxicloroquina ou cloroquina. Não se tratou de um estudo aleatório, mas de uma análise retrospectiva de prontuários que podem mostrar correlação e não causalidade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA) alertou no mês passado contra o uso da hidroxicloroquina, aprovada pela primeira vez em 1955, devido aos riscos de provocar batimentos cardíacos irregulares perigosos.

Em todo o mundo, muitos testes padrão ouro estão em andamento. Eles exploram se a hidroxicloroquina pode prevenir ou tratar a Covid-19, quais pacientes podem se beneficiar, quando o tratamento pode começar, quanto tempo pode continuar e qual a melhor dose.

Até agora, a maioria dos estudos com hidroxicloroquina envolveu pacientes hospitalizados, mas "qualquer potencial benefício ou atividade desses agentes ... provavelmente seria melhor observado mais cedo no curso da doença", disse a especialista em doenças infecciosas do Centro Médico da Ucla, Kara Chew.

Vários testes estão direcionados aos estágios iniciais da Covid-19, incluindo um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA anunciado na semana passada, co-presidido por Chew, e outro patrocinado pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Últimos comentários

Cientistas renomados por todo o mundo e no Brasil, usam a hidroxicloroquina como o virologista Paolo Zanotto (com 7,4 mil citações científicas) e os médicos Didier Raoult (com 148 mil citações), Philip M. Carlucci e Vladimir Zelenko, defendem seu uso baseados em estudos e artigos. Inúmeros países como EUA, Espanha, França, Itália, Índia, Israel, Rússia e Senegal usam o fármaco no combate à covid-19. Porém, a dosagem e logo no início são fundamentais para o sucesso do tratamento!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.