Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

May faz apelo a ministros por união para conseguir acordo do Brexit

Publicado 16.10.2018, 14:55
Atualizado 16.10.2018, 15:00
© Reuters. Premiê britânica, Theresa May

© Reuters. Premiê britânica, Theresa May

Por Elizabeth Piper e Gabriela Baczynska

LONDRES/LUXEMBURGO (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse aos ministros nesta terça-feira que o governo fechará um acordo para o Brexit se eles ficarem unidos, pedindo uma demonstração de unidade para silenciar aqueles que a pressionam a repensar a estratégia de separação da União Europeia.

Um dia antes de ir a Bruxelas para uma cúpula com outros líderes, May se mostrou determinada a conseguir o apoio do gabinete depois de enfrentar a pressão de alguns membros de seu Partido Conservador e da UE para mudar de curso do Brexit, a maior reviravolta política britânica em mais de 40 anos.

Faltando menos de seis meses para a desfiliação, as conversas do Brexit empacaram por causa da chamada solução de emergência irlandesa, um plano alternativo para impedir a volta de uma fronteira dura entre a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, e a Irlanda, país-membro da UE.

O impasse aumentou a possibilidade de o Reino Unido sair do bloco sem um acordo, o que poderia prejudicar o comércio, atrasar a movimentação diária de bens e privar a quinta maior economia do mundo de investimentos.

O porta-voz de May disse que o gabinete teve "um debate muito detalhado e meticuloso" sobre a questão da fronteira, e que a equipe se uniu na rejeição de qualquer acordo que dividiria o Reino Unido e poderia "aprisioná-lo" na solução de emergência indefinidamente.

"A premiê disse que sem dúvida haverá momentos desafiadores adiante, que é da natureza das negociações. Ela disse estar comprometida em garantir um Brexit que respeite o resultado do referendo, salvaguarde empregos e segurança e preserve nossa união", disse o porta-voz aos repórteres.

© Reuters. Premiê britânica, Theresa May

Citando May diretamente, ele afirmou que ela disse aos ministros: "Estou convencida de que se nós, como governo, ficarmos unidos e permanecermos firmes, podemos conseguir".

Ele disse que os ministros expressaram sua preocupação com a solução de emergência, minimizando uma "cúpula da pizza" à qual oito deles compareceram na noite de segunda-feira para debater o Brexit e se apoiarão a estratégia da premiê. A reunião provocou relatos de possíveis renúncias.

Indagado se algum ministro indicou que pode estar cogitando sair, ele respondeu: "Eles não o fizeram".

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.