Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

ONU permite que palestinos atuem mais como membros em 2019

Publicado 16.10.2018, 18:50
Atualizado 16.10.2018, 19:00
© Reuters. .

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que tem 193 membros, permitiu nesta terça-feira que os palestinos atuem mais como um Estado membro completo durante reuniões em 2019, quando participarão do grupo de 77 nações em desenvolvimento. 

Estados Unidos, Israel, e Austrália votaram contra a medida, que venceu com 146 a favor. Houve 15 abstenções e 29 países não votaram.

"Nós não podemos apoiar esforços dos palestinos para aumentar seu status fora das negociações diretas. Os Estados Unidos não reconhecem a existência de um Estado Palestino", disse o vice-embaixador norte-americano na ONU, Jonathan Cohen, à Assembleia Geral. 

Os palestinos querem estabelecer um Estado na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental. Israel capturou os territórios em questão na guerra de 1967 e anexou Jerusalém Oriental em uma medida não reconhecida internacionalmente.

"Nos opusemos fortemente à eleição dos palestinos para a cadeira no G77 assim como essa resolução de apoio", disse. "Apenas Estados membros da ONU deveriam poder falar e agir em nome de grandes grupos de estados nas Nações Unidas".

© Reuters. .

Em 2012, a Assembleia Geral da ONU aprovou por maioria o reconhecimento de fato do Estado soberano da Palestina quando atualizou a Autoridade Palestina do status de entidade observadora da ONU para Estado não-membro - como o Vaticano.

O novo status permitiu que os palestinos participem de alguns votos na Assembleia Geral e que participem de alguns órgãos internacionais. Entretanto, como um Estado não-membro, os palestinos não podem falar em reuniões até que os Estados membros falem, disseram diplomatas. 

A resolução, elaborada pelo Egito, permite que os palestinos operem procedimentalmente como Estados membros enquanto estejam atuando em nome do G77 e da China - fazendo comunicados, submetendo e co-patrocinando propostas e emendas, concedendo direitos de resposta e levantando pontos de ordem. 

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.