Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Polônia e Hungria reforçam posição sobre impasse orçamentário da UE

Publicado 18.11.2020, 19:15
Atualizado 18.11.2020, 19:20
© Reuters. .

Por Marton Dunai e Alan Charlish

BUDAPESTE/VARSÓVIA (Reuters) - Os primeiros-ministros da Polônia e da Hungria acusaram os países da União Europeia de chantagem, nesta quarta-feira, fincando suas posições depois de vetarem o Orçamento do bloco e o pacote de recuperação pós-Covid.

Os dois países bloquearam na segunda-feira o Orçamento 2021-2027 da UE e o plano de recuperação, no valor de 1,85 trilhão de euros, porque o acesso aos recursos estaria condicionado ao respeito ao Estado de Direito.

O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, disse que pedirá aos parlamentares que votem uma resolução apoiando a posição do governo em relação ao veto, após um discurso no Parlamento em que protestou contra o que considerou ser um tratamento desigual de alguns Estados membros.

"Se nossos parceiros não entenderem que não concordamos com o tratamento desigual dos Estados... então realmente usaremos esse veto no final", afirmou ele.

A Polônia fez das reformas do judiciário um elemento-chave de sua tentativa de remodelar o país e remover o que vê como um resíduo da influência comunista. Críticos, incluindo a Comissão Europeia, dizem que as reformas visam aumentar o controle político dos tribunais.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, cujo governo nacionalista está sendo investigado por minar a independência dos tribunais, da mídia e de organizações não governamentais da Hungria, vinculou seu veto à oposição à imigração em massa para a União Europeia.

Últimos comentários

Os dois "grandes" parceiros (não) comerciais do Bolsonaro, depois de rasgar a bandeira dos EUA com a derrota do EX presidente — mais extremista dos EUA — Trump ; )
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.