Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Putin elogia Trump e diz que EUA estão obcecados com espionagem fabricada

Publicado 14.12.2017, 16:08
Atualizado 14.12.2017, 16:10
© Reuters. Presidente Vladimir Putin fala durante conferência anual em Moscou

Por Vladimir Soldatkin e Jack Stubbs

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão tomados por uma febre de espionagem fabricada instigada por opositores do presidente Donald Trump, mas que acredita que as combalidas relações entre os EUA e seu país se recuperarão um dia.

Putin, que disse que ele e Trump se tratam pelo primeiro nome, também elogiou o colega norte-americano pelo que classificou como suas conquistas.

"Não cabe a mim avaliar o trabalho do presidente. Isso precisa ser feito pelos eleitores, o povo americano", disse Putin em sua coletiva de imprensa anual em Moscou em resposta a uma pergunta.

"(Mas) estamos vendo objetivamente que houve algumas grandes conquistas, mesmo no tempo curto que ele passou trabalhando. Vejam como os mercados cresceram. Isso fala da confiança dos investidores na economia americana."

Trump tomou posse em janeiro dizendo estar disposto a consertar os laços bilaterais, que chegaram a seu pior ponto desde a Guerra Fria – mas a relação azedou ainda mais desde que autoridades de inteligência dos EUA afirmaram que a Rússia interferiu na eleição presidencial, algo que Moscou nega.

O Congresso também está investigando supostos contatos entre a equipe de campanha de Trump e autoridades russas devido a alegações de que Moscou pode ter tentado exercer uma influência indevida.

Putin minimizou estas alegações e a ideia de uma conexão russa, que qualificou como "fabricadas", e desdenhou acusações de que o embaixador russo nos EUA fez algo errado por ter tido contato com integrantes da campanha de Trump, dizendo ser uma "prática internacional" diplomatas tentarem fazer contato com todos os candidatos envolvidos em uma eleição.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"O que alguém viu de escandaloso nisso? Por que tudo tem que assumir um matiz de espiomania?", indagou Putin.

"Isso tudo é inventado por pessoas que se opõem a Trump para dar ao seu trabalho um caráter ilegítimo. As pessoas que fazem isso estão aplicando um golpe no estado da política doméstica (dos EUA)", acrescentou, dizendo que as acusações desrespeitam os eleitores norte-americanos.    Moscou entendeu que o espaço que Trump tem para melhorar os laços é limitado pelo escândalo, disse Putin, mas continua empenhada em tentar aprimorar as relações.

Washington e Moscou têm muitos interesses em comum, afirmou, citando o Oriente Médio, a Coreia do Norte, o terrorismo internacional, problemas ambientais e a proliferação de armas de destruição em massa.    Durante a coletiva de imprensa, Putin revelou que planeja concorrer à reeleição como candidato independente e angariar apoio de mais de um partido, um sinal de que o ex-agente do KGB pode estar determinado a fortalecer sua imagem de "pai da nação", ao invés de representante da política partidária.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.