Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Reino Unido diz ser provável que Putin tenha decidido ataque com agente nervoso; Kremlin fala em acusação chocante

Publicado 16.03.2018, 11:48
Atualizado 16.03.2018, 11:48
© Reuters. Presidente russo, Vladimir Putin, durante evento em Krasnodar, na Rússia

LONDRES (Reuters) - O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta sexta-feira que é altamente provável que o presidente russo, Vladimir Putin, tenha tomado a decisão de usar uma toxina nervosa de uso militar para atacar um ex-agente duplo russo em solo britânico.

"Não temos nada contra os próprios russos. Não deve haver nenhuma russofobia em resultado do que está acontecendo", disse Johnson a repórteres no bunker da Batalha do Reino Unido, de onde foram controladas operações de caças aéreos na Segunda Guerra Mundial.

"Nossa desavença é com o Kremlin de Putin, e com sua decisão --e achamos altamente provável que tenha sido sua decisão-- de direcionar o uso de um agente nervoso nas ruas do Reino Unido, nas ruas da Europa pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial", disse o secretário.

Na quarta-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que o Estado russo é culpado da tentativa de assassinato de Sergei Skripal, ex-agente duplo russo que entregou dezenas de agentes do serviço de inteligência russo ao Reino Unido, e de sua filha.

May disse ser trágico que Putin, que deve conquistar um quarto mandato com facilidade na eleição presidencial de domingo, tenha escolhido agir de tal maneira.

Pouco depois de os comentários de Johnson serem divulgados, o Kremlin disse que as acusações de envolvimento de Putin no ataque com agente nervoso são chocantes, relatou a agência de notícias Tass.

"Qualquer referência ou menção ao nosso presidente neste sentido é uma violação chocante e imperdoável das regras diplomáticas de comportamento decente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, de acordo com a agência.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Rússia negou qualquer envolvimento, retratou o Reino Unido como uma ex-potência colonial abalada pela desfiliação da União Europeia e até insinuou que Londres fabricou o ataque na tentativa de estimular uma histeria anti-Rússia.

As relações entre os dois países estão tensionadas desde o assassinato do ex-agente do KGB Alexander Litvinenko com a substância radioativa polônio-210 em Londres em 2006, crime que um inquérito britânico disse provavelmente te sido aprovado por Putin.

O Kremlin vem negando repetidamente qualquer envolvimento com o assassinato.

(Por Guy Faulconbridge e David Milliken)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.