Trump vê Fed como fonte de turbulência no mercado, e não guerra comercial

Trump vê Fed como fonte de turbulência no mercado, e não guerra comercial

Reuters  | 14.08.2019 16:36

Trump vê Fed como fonte de turbulência no mercado, e não guerra comercial

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - Com os mercados globais preocupados com as consequências da guerra comercial entre Estados Unidos e China e com a força da economia norte-americana no curto prazo, o presidente dos EUA, Donald Trump, apontou a política do Federal Reserve como culpada pela recente turbulência nos mercados financeiros.

Ao aumentar as taxas de juros quatro vezes no ano passado, "o Federal Reserve agiu rápido demais e agora está muito, muito atrasado", para voltar atrás e cortar os custos dos empréstimos, disse Trump no Twitter.

Mais cedo nesta quarta-feira, o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, disse à Fox Business Network que o Fed deve reduzir as taxas em 0,5 ponto percentual "o mais rápido possível", uma ação que, segundo ele, levaria "o (índice) Dow Jones aos 30 mil pontos".

O Dow Jones caía quase 3% nesta quarta-feira, aos 25.549,42 pontos, na esteira das baixas em outros importantes índices de ações dos EUA. Investidores dos mercados de bônus empurravam os rendimentos de alguns Treasuries para mínimas recordes.

Causando ainda mais preocupação, a taxa do Treasury de dois anos ficou brevemente acima do "yield" do papel de dez anos, o tipo de "inversão" que, quando persistente, precedeu recessões anteriores dos EUA.

Talvez tenha sido a mais dramática evidência de como a perspectiva econômica dos EUA mudou nos últimos 12 meses, de um cenário claro e de crescimento contínuo para um risco crescente.

Normalmente, é preciso algum tipo de choque para desequilibrar a economia dos EUA, como o colapso da bolha especulativa da internet antes da breve recessão de 2001 e a implosão dos mercados imobiliário e de crédito dos EUA antes da Grande Recessão de 2007-2009.

Como a retórica comercial de Trump e sua imposição de tarifas aos parceiros comerciais dos EUA se intensificaram neste ano, particularmente desde maio, investidores têm agido como se um choque tivesse chegado.

Os fluxos de comércio global caíram. O crescimento econômico na Alemanha, referência devido a sua dependência das exportações, contraiu no segundo trimestre. Dados também mostraram que o crescimento da produção industrial na China desacelerou em julho para uma mínima em mais de 17 anos. Índices de incerteza também têm aumentado.

Contratos futuros embutem corte de 0,25 ponto percentual de cortes nas taxas de juros nos EUA em cada uma das próximas três reuniões de política monetária do Fed até o fim do ano. Isso levaria a taxa básica de referência a um intervalo entre 1,25% e 1,50%.

Juntamente com o corte dos juros na última reunião do Fed, em julho, isso significa que o Fed terá usado quase metade da "munição" via redução de juros, depois de elevações da taxa iniciadas em 2015.

Até setembro do ano passado, o banco central dos EUA tinha uma perspectiva relativamente otimista para a economia, esperando que o estímulo do pacote de 1,5 trilhão de dólares em cortes de impostos e gastos do governo de 2018 sustentasse o crescimento e justificasse taxas de juros cada vez mais altas.

O estímulo desapareceu mais rápido do que o esperado, deixando a impressão até mesmo entre algumas autoridades do Fed de que os custos dos empréstimos haviam sido elevados demais.

Para Trump, que espera fazer da economia uma parte central de sua campanha de reeleição em 2020, cortes adicionais nos juros são essenciais. O presidente tem repreendido o Fed por seus aumentos de taxa por mais de um ano --antes mesmo da guerra comercial com a China ter se transformado em um aborrecimento econômico de risco maior e potencialmente durável.

À FRENTE DA CURVA?

Comparado às duas recessões anteriores, o Fed pode na verdade estar à frente da curva.

Em ambas as recessões de 2001 e 2007, o Fed elevou as taxas mesmo depois de a curva de juros inverter e não as diminuiu até poucos meses antes do início da recessão, cerca de um ano depois.

No caso atual, o banco central dos EUA sinalizou uma mudança na política monetária em janeiro, quando tirou da mesa expectativa de novos aumentos de juros e, em seguida, reduziu as taxas duas semanas antes da inversão da curva de juros nesta quarta-feira.

Se isso se mostra adequado é outro assunto.

Em entrevista que deve ser exibida na Fox Business Network na sexta-feira, a ex-chair do Fed Janet Yellen disse considerar que a economia dos EUA permanece "forte o suficiente" para evitar uma recessão, mas que "as chances claramente aumentaram e estão mais altas do que patamares nos quais ficaria confortável".

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Fabio Piloto
Fabio Piloto

Querer corrigir déficit coml dessa forma só pode dar errado como está dando. Os mercados são mais fortes que qualquer governo e Trump terá que reconhecer isso se quiser se reeleger em 2020.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 23:20 GMT· Responder
TRADER_WIN
TRADER_WIN

Existem as pessoas certas para os cargos certos, não pode ser qualquer um, tanto lá como aqui.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 22:40 GMT· 2 · Responder
Gutemberg Carvalho
Gutemberg Carvalho

Trump cria divergências comerciais com o mundo inteiro e agora põe a culpa da recessão que se avizinha no FED.Trump foi longe demais.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 21:16 GMT· Responder
ANDREW ROS
ANDREW ROS

Trump está certo.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 20:39 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+