🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

O Que Esperar da Renda Fixa Para 2022?

Publicado 05.01.2022, 11:10
Atualizado 09.07.2023, 07:32
DIJc1
-

No início de 2021, os investimentos de renda fixa não eram muito atrativos, porque os juros eram baixos. Já este ano, a situação é outra. A taxa Selic subiu e a renda fixa está cada vez mais atrativa. 

Em 2022, a Selic fechou aos +9,25% ao ano e a projeção do mercado é que a taxa básica de juros, a Selic alcance a faixa dos +11,50% ao ano. Dessa forma, analisando o contexto macroeconômico, as perspectivas para ativos de Renda Fixa estão em destaque. Não só pelos títulos que estão pagando entre 11% e 12% ao ano, como também a chegada do ano eleitoral, pois é uma época de alta volatilidade no mercado e a busca de investidores deve ser por segurança. 

Em meio a um cenário de incertezas, é de extrema importância entender a economia em 2022 e saber onde investir. 

Existem diversos tipos de aplicações na Renda Fixa, e elas são caracterizadas por objetivos, riscos, emissor, rentabilidade. Esse tipo de aplicação é uma modalidade de investimento na qual tenho rentabilidades mais estáveis e seguras. Você empresta dinheiro a um determinado emissor e em troca recebe uma taxa de rentabilidade, na qual pode ser fixa ou pode acompanhar algum índice como a taxa Selic, IPCA, o CDI, entre outros. 

Título prefixado, a taxa de rendimento e o prazo de vencimento são definidos no momento da aplicação, ou seja, na data de resgate você sabe exatamente quando terá de volta naquele investimento, independente do que venha acontecer no mercado. 

Título pós fixado, vinculado a ele temos um indexador, podendo ser taxas e índices por exemplo. Qualquer variação que tiver neste indexador, vai variar nosso rendimento neste investimento também, ou seja, investindo neste título você terá uma previsão de quanto o seu dinheiro vai render até a data de resgate. Lembrando que é um título que se beneficia com o aumento da taxa de juros, ou seja, se a Selic subir, o título rendera mais.

Além do indexador, neste caso que é o IPCA, temos também um componente pré fixado, que é o juro real. O juro real é a taxa paga pelo titulo. Se a inflação subir muito, e o mercado sentir a necessidade de reprecificar os juros pra cima, o juro real sobe e acaba gerando uma marcação negativa. 

Dessa forma, a leitura do cenário macroeconômico é muito importante para certas decisões de investimentos. 

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.