🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Vida de renda com o Tesouro IPCA+ Juros Semestrais

Publicado 09.02.2023, 16:42
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O sonho de todo o brasileiro pode ser viver de renda! Colocar o dinheiro em algum lugar, para ter uma rentabilidade recorrente e assim, poder curtir a vida, viajar, comprar tudo o que quiser.

Ter a sua liberdade de tempo e geográfica. Trabalhar? Só se for por lazer ou em algo que realmente haja interesse. Não fazer mais a conta de trocar tempo por dinheiro para sobreviver.

Porém, ao se deparar com tantas opções de investimentos, você pode ficar confuso e não achar aquela que lhe proporcione este rendimento. Deixar na Poupança rende muito pouco e não é a melhor opção.

Pode, inclusive, perder para a Inflação. Porém, a Poupança ainda é a “queridinha” dos brasileiros, por proporcionar liquidez imediata, segurança e rendimentos recorrentes. Por isso que eu resolvi fazer este material para te explicar como funciona o Tesouro IPCA+ Semestral.

Aplicar o seu dinheiro em Títulos do Governo é financiar a Dívida Pública. Em tese, seria o investimento mais seguro, pois o Governo poderia “imprimir dívida”, rolando os pagamentos e assim, evitar o calote. De forma indireta, todos os outros produtos de Renda Fixa estão atrelados ao Tesouro.

A última aplicação em Renda Fixa que correria o risco de “quebrar” no país poderiam ser os Títulos do Governo. Seria o fim da linha um default no orçamento da nação. Uma crise econômica sem precedentes.

Como o próprio nome já diz, no Tesouro IPCA+ Semestral, você vai alocar o seu capital em um rendimento que vai te pagar os juros a cada 6 meses, garantindo a Inflação, para que você não perca o seu poder de compra, acrescido de um juros combinados.

Exemplo: um Tesouro IPCA + 5% Semestral, se a Inflação fosse de 7% ao ano, os juros nominais (total da aplicação) seriam de +12% ao ano. Os juros reais, o rendimento que sobra descontando-se a Inflação seria de +7% ao ano.

É importante você fazer a conta entre os Juros Nominais X Juros Reais, porque muita gente se prende somente ao somatório final dos rendimentos da aplicação.

A Poupança, pela sua atual regra, vai render no máximo +6,5% ao ano aproximadamente. Há pouco tempo atrás a nossa Inflação beirava os 12% ao ano. Ou seja, você tinha um rendimento negativo, uma corrosão do seu poder de compra de aproximadamente -5,5% ao ano. A Poupança perdia para a Inflação.

Nesta modalidade de Tesouro IPCA+ Semestral, independentemente para onde a Inflação siga, seja para cima ou para baixo, você vai estar protegido e ainda ganhar juros adicionais pré-estabelecidos.

Outra vantagem é que, com os rendimentos caindo a cada 6 meses na sua conta, você poderá viver com esta renda ou reaplicar em outros produtos financeiros mais interessantes.

Você vai ter espaço para manobra, sem ficar com o lucro retido por muito tempo, para resgatar somente no vencimento, como acontece com outros produtos em Renda Fixa (carência).

Vale destacar também, que este Título pode sofrer marcação à mercado. Imagine que você está alocado num IPCA Semestral + 5% e o Tesouro Nacional lança um novo Título, o Tesouro IPCA Semestral + 7%.

O Título que você tem em mãos vai sofrer uma depreciação, porque existe outro concorrente de igual categoria pagando mais. Se caso você quiser liquidar antes do vencimento, poderá perder dinheiro.

Porém, como a recorrência é semestral, você pode se controlar e realocar estes juros no outro Título que remunera melhor. Aos poucos, sem sofrer com a marcação à mercado, você manobra a sua Carteira.

Outra facilidade é que o Imposto de Renda já é retido na fonte na hora dos pagamentos semestrais ou em um eventual resgate. Você não precisa se preocupar em gerar Darfs. Basta apenas declarar anualmente os valores.

Se caso você quiser sacar antes da hora em uma eventualidade, é possível. O Tesouro IPCA+ Semestral possui esta liquidez. Porém, não se esqueça da marcação à mercado. Você poderá ganhar ou perder dinheiro saindo antes do vencimento, dependendo do momento econômico.

No vídeo abaixo, eu te explico em mais detalhes como funciona esta modalidade de investimento, pra você que deseja ter uma renda recorrente e bem planejada. Vem comigo pra você entender.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.