🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

AgResource reduz previsão de safra de soja do Brasil citando perdas no RS

Publicado 09.05.2024, 17:23
Atualizado 09.05.2024, 17:25
© Reuters. Vista aérea de plantação de soja em Formosa, na Argentina
18/04/2023 REUTERS/Agustin Marcarian
ZS
-
ZC
-

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja brasileira foi estimada em 144,59 milhões de toneladas no ciclo 2023/24, redução de 870 mil toneladas na comparação com a previsão anterior, de acordo com estimativa da consultoria AgResource, que passou a considerar perdas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A AgResource estimou perdas de 1,325 milhão de toneladas de soja relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul, uma vez que havia ainda uma parcela das lavouras nos campos, que não tinham sido colhidas antes das inundações.

A redução na estimativa da safra nacional é menor do que o total de perdas para o Rio Grande do Sul porque a consultoria revisou para cima a projeção de área plantada no país, explicou o diretor-geral da AgResource Brasil, Raphael Mandarino.

Ele ponderou que este é um número preliminar para a produção gaúcha, uma vez que a contabilização de perdas pode demorar até semanas.

Segundo dados da Emater, órgão de assistência técnica gaúcho, o Estado havia feito a colheita em cerca de 75% das áreas plantadas antes das inundações.

Conforme Mandarino, a projeção de perdas foi feita "só em cima das áreas que ainda estavam a colher".

"Por isso afirmamos que podem ser maiores ainda", acrescentou ele.

No momento, a produção de soja do Rio Grande do Sul está estimada em 20,1 milhões de toneladas, segundo dados a AgResource, o que ainda deixa o Estado como o segundo produtor de soja do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.

Antes das enchentes, os gaúchos caminhavam para uma colheita recorde de quase 22 milhões de toneladas, segundo dados da estatal Conab.

A consultoria também estimou uma redução de cerca de 830 mil toneladas na safra de milho do Rio Grande do Sul, para 4,4 milhões de toneladas. O Estado, que não faz segunda safra, é o maior produtor do cereal no verão do Brasil.

© Reuters. Vista aérea de plantação de soja em Formosa, na Argentina
18/04/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

O Brasil, contudo, produz a maior parte do seu milho na segunda safra, que responde por cerca de 75% da produção nacional.

A AgResource agora estima a safra total de milho do Brasil em 113 milhões de toneladas, redução de 0,95% na comparação com a previsão anterior.

 

(Por Roberto Samora e Marta Nogueira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.