🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

PIB dos EUA no 1T24 sobe à taxa anual ajustada de 1,6%, abaixo do esperado

Publicado 25.04.2024, 09:32
© Reuters.

Investing.com — O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou alta de 1,6% no primeiro trimestre de 2024 considerando a taxa anual ajustada, de acordo com a primeira leitura divulgada pelo Bureau of Economic Analysis nesta quinta-feira, 25. A projeção consensual indicava 2,5% e, no quarto trimestre, o PIB subiu 3,4%.

“O avanço observado no PIB real foi impulsionado principalmente pelo aumento dos gastos dos consumidores, dos investimentos fixos residenciais e não residenciais, além dos gastos dos governos estaduais e municipais”, destaca o Bureau em nota. “Esses fatores foram parcialmente neutralizados por uma queda nos investimentos em estoques privados. As importações, que reduzem o cálculo do PIB, também apresentaram crescimento”, completa no documento.

Na comparação trimestral, a desaceleração nos primeiros três meses deste ano está relacionada à diminuição na expansão dos gastos dos consumidores, das exportações e dos gastos de governos estaduais e locais, assim como uma queda nos gastos federais. “Contudo, essa desaceleração foi parcialmente compensada por uma aceleração nos investimentos fixos residenciais, enquanto as importações mostraram um ritmo mais acelerado de crescimento”, pondera a instituição.

Leonardo Costa, economista do ASA Investments destaca que, de forma geral, o PIB desacelera não apenas por efeito de estoques, mas demonstra moderação no ritmo de expansão diante de consumo e gastos do governo. “E do lado da inflação há resistência na desaceleração dos núcleos, a última milha difícil de ser alcançada, cenário pior p/inflação nos Estados Unidos”, avalia.

O economista André Galhardo, consultor econômico da Remessa Online, afirma que ainda que o crescimento tenha vindo abaixo do esperado, a economia norte-americana ainda demonstra resiliência no começo do ano. “O mercado de trabalho bastante aquecido reforça um crescimento via gastos com consumo. Contudo, essa vitalidade econômica deve ser o principal motivo para o Fed continuar com as taxas de juros inalteradas por bastante tempo".

Também foi divulgada nesta manhã a inflação nos Estados Unidos, medida pelo núcleo de preços PCE, que apresentou alta de 3,7% no primeiro trimestre, acima dos 3,4% projetados e dos 2% do trimestre anterior.

Os preços do PCE subiram 3,4%, ante 1,8% anteriores.

Para completar a bateria de dados americanos, os pedidos iniciais por seguro-desemprego da semana passada nos Estados Unidos chegaram a 207 mil, abaixo dos 214 mil projetados e do dado revisado anterior de 212 mil, segundo divulgou o Departamento de Trabalho.

Já o número de solicitações contínuas de 1,781 milhão veio abaixo do 1,814 milhão esperado, e do 1,796 milhão anterior.

Às 9h35 (de Brasília), os futuros da Nasdaq 100 recuavam 1,30%, enquanto os da S&P 500 perdiam 0,93% e os da Dow Jones estavam em baixa de 0,82%. No Brasil, o Ibovespa Futuros estava em valorização de 0,22% e o dólar perdia 0,02%, a R$5,1447.

**

Quer investir em ações dos Estados Unidos? O InvestingPro é para você. A plataforma contempla informações como projeções de lucro por ação (LPA) e receita das ações, gráficos que mostram a trajetória do dividend yield (DY) e perspectivas de pagamentos de dividendos, entre outros dados.

Supere o mercado com os melhores insights com até 40% de desconto no InvestingPro! Para um desconto EXTRA, use o cupom INVESTIR para as assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+

Veja como aplicar o cupom no vídeo abaixo

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.