As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Arqueólogos encontram dutos "misteriosos" perto de relíquias bíblicas de Jerusalém

Publicado 30.08.2023, 10:34
© Reuters. Arqueólogos encontram dutos "misteriosos" em Jerusalém
 30/8/2023    REUTERS/Ronen Zvulun

JERUSALÉM (Reuters) - Uma rede de dutos de rocha talhada com quase três milênios foi descoberta em Jerusalém e deixou os arqueólogos perplexos, devido à falta de achados bíblicos comparáveis ou de ligações óbvias com um antigo templo e palácio judaico que ficava nas proximidades.

Os canais na altura dos joelhos, que datam de 2.800 anos atrás, estão localizados perto da Cidade Velha murada de Jerusalém. Eles se encontram em dois grupos, descobertos a 10 metros de distância.

Os testes forenses dos canais não encontraram sangue, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel -- o que pode excluir a possibilidade de que tenham sido usados para abate de animais para banquetes ou sacrifícios religiosos.

Os dutos também não parecem ter projetado um fluxo em uma única direção, ou desaguado em qualquer bacia, sugerindo que não foram usados para drenar esgoto ou chuva, acrescentou a autoridade, cujo parceiro de pesquisa é a Universidade de Tel Aviv.

"Observamos a instalação e percebemos que havíamos encontrado algo único", disse o arqueólogo Yiftah Shalev em uma nota, chamando a descoberta de "mistério".

Os canais podem ter sido usados para preparar uma mercadoria "ligada à economia do templo ou palácio", afirmou o arqueólogo Yuval Gadot na declaração.

© Reuters. Arqueólogos encontram dutos

"A produção de linho, por exemplo, exige que o linho fique de molho por um longo tempo para amolecê-lo. Outra possibilidade é que os canais continham tâmaras que eram deixadas para serem aquecidas pelo sol e produzir silan (mel de tâmara)", disse Gadot.

A descoberta, que faz parte do Parque Nacional da Cidade de Davi, em Israel, será exibida ao público na próxima semana, segundo o comunicado.

(Por Dan Williams)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.