As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Pacheco defende restrição da PEC do Quinquênio e debate com governo sobre inclusão de carreiras

Publicado 07.05.2024, 08:33
Atualizado 07.05.2024, 11:40
© Reuters Pacheco defende restrição da PEC do Quinquênio e debate com governo sobre inclusão de carreiras

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu nesta terça-feira, 7, em entrevista à Globonews, que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede um adicional a juízes, promotores e outras carreiras do topo do serviço público seja restringida. A proposta, conhecida como PEC do Quinquênio, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e encontra-se na fase de discussão no plenário do Senado.Pacheco defendeu "cautela" na discussão sobre o assunto e que a inclusão de novas categorias, especialmente as ligadas ao Poder Executivo, seja negociada com o governo e tenha a estimativa de impacto fiscal.

"Vamos ter cautela. O que causou mais preocupação por parte do Executivo, com a extensão a outras carreiras que importam ao Executivo e que podemos gerar efeito cascata aos Estados. Esse cuidado vamos ter. Não se pode, de fato, por emendas, incluir carreiras sem estudo de impacto orçamentário, sem dialogar com Executivo, que é quem vai pagar", disse.

O Ministério da Fazenda estima que o custo anual do penduricalho concedido para integrantes do Judiciário e do Ministério Público pode chegar a R$ 40 bilhões. O Planalto negocia com o Senado a possibilidade de alteração no texto, restringindo as categorias que serão beneficiadas ou retirando os aposentados do rol de agraciados.

O presidente do Senado enfatizou, porém, que esse debate já foi feito com o Judiciário - responsável pelos magistrados, por exemplo. "Agora, a PEC sobre juízes e promotores já foi dialogada por anos com o Judiciário", defendeu Pacheco.

Segundo o senador, é necessário reconhecer a importância de carreiras do Ministério Público e do Judiciário. Segundo ele, a combinação de PEC do Quinquênio e fim dos supersalários significará economia para os cofres públicos. Ainda argumentou que, "em regimes autoritários, os primeiros a serem atacados são os juízes", como forma de defender a valorização de carreira para esses servidores.

Pacheco é autor da PEC, que prevê a volta do pagamento de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) para as categorias a cada cinco anos. O texto estabelece um acréscimo de 5% nos salários a cada período, que podem chegar até o máximo de 35%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.