As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Com política econômica mais incerta no Brasil; como navegar nos mercados - UBS

Publicado 21.05.2024, 16:27
© Reuters.

Investing.com – Aumenta a incerteza da política econômica brasileira, alerta o banco UBS, em relatório divulgado a clientes e ao mercado nesta segunda, 20. No documento, especialistas do banco consideram como negativas medidas consideradas como intervencionistas, mas trazem algumas opções de investimento para este cenário conturbado, apesar de não haver otimismo em relação à bolsa de valores brasileira.

“De forma mais geral, não vemos movimentos mais à esquerda como uma estratégia vencedora para o presidente Lula. Ficar mais perto do centro será o único caminho para sua administração para manter a governabilidade para o equilíbrio do seu mandato, em nossa visão. Na verdade, a aparente estratégia de Lula para aprofundar a polarização política prevalecente no país nos últimos tempos levou-o a perder o apoio popular”, avaliam os analistas e estrategistas do banco.

Como investir em um cenário incerto? Saiba aproveitar as tendências de mercado com ações escolhidas a dedo pelo InvestingPro. Amplie seus lucros com carteiras que superam os índices de mercado. Ao assinar hoje, você ganha até quase 50% de desconto, a depender do plano escolhido. Basta inserir manualmente o cupom INVESTIR.

Algumas decisões levam indicam maior intervencionismo na política econômica na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo a flexibilização das metas fiscais, reduzindo a perspectiva de superávit para o ano que vem de 0,5% para 0% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Ao ajustar as metas fiscais, acreditamos que o governo que tenta manter uma trajetória de gastos suficientemente alta para sustentar sua popularidade, ao mesmo tempo em que tenta permanecer dentro dos contornos do novo quadro fiscal”, avalia o UBS.

Entre outros pontos mencionados pelo banco, estaria a recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), com membros indicados ao governo votando por uma flexibilização maior, ainda que o anúncio tenha sido de 0,25 ponto percentual de corte na taxa de juros básica, a Selic. O banco recorda que os membros do colegiado indicaram que a divergência ocorreu devido ao forward guidance dado anteriormente, o que teria amenizado as preocupações, mas acredita que a política monetária deve seguir na pauta antes da troca do presidente atual, Roberto Campos Neto, que ocorre no início do próximo ano.

Além disso, o UBS cita a demissão do CEO da Petrobras (BVMF:PETR4), Jean Paul Prates, vista como negativa pelo banco, que teria levantado preocupações sobre a interferência do governo em empresas estatais públicas, em uma lembrança de que a governança é um risco recorrente, apesar de melhorias nos últimos anos.

Como investir nesse cenário?

O UBS possui cautela frente às ações brasileiras, mesmo com valuation considerado depreciado. “As perspectivas de lucros corporativos para as ações brasileiras estão entre as mais fracas nos mercados emergente”, lamenta o UBS, que completa que o ruído sobre as políticas exige maiores prêmios de risco e que taxas de juros elevadas ajudam a manter a renda fixa atrativa.

Além disso, o UBS possui visão construtiva para investimentos em dívidas corporativas brasileiros denominadas em dólares norte-americanos, como principais produtores de commodities agrícolas e industriais e principais fabricantes de aeronaves de escala global, que estariam mais expostos ao mercado internacional. Para estatais, o UBS enxerga deterioração gradual na governança corporativa, mas ainda indica que a volta de um ambiente pré-Lava Jato possui riscos baixos. O real brasileiro tende a ser próximo de R$5,2, na opinião do banco.

Escolha as melhores ações do Ibovespa para navegar em cenários de maior incerteza! Você tem direito a um desconto espetacular na compra das poderosas ferramentas do InvestingPro. Como leitor deste artigo, damos-lhe o código INVESTIR para adquirir a sua assinatura com um desconto adicional de 10% sobre os preços promocionais em vigor.

1 ano de InvestingPro
1 ano de InvestingPro+
2 anos de InvestingPro
2 anos de InvestingPro+

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.