🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

EUA processam SpaceX por discriminação contra asilados e refugiados

Publicado 24.08.2023, 16:49
© Reuters. Elon Musk, proprietário da SpaceX
16/06/2023
REUTERS/Gonzalo Fuentes

Por Kanishka Singh

WASHINGTON - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos processou nesta quinta-feira a empresa de foguetes e satélites de propriedade de Elon Musk, a SpaceX, por supostamente discriminar em contratações requerentes de asilo e refugiados.

“O processo alega que, pelo menos de setembro de 2018 a maio de 2022, a SpaceX desencorajou rotineiramente asilados e refugiados de se candidatarem e recusou-se a contratá-los ou considerá-los, devido ao seu status de cidadania, em violação da Lei de Imigração e Nacionalidade”, disse o Departamento de Justiça em um comunicado.

Em anúncios de emprego e declarações públicas ao longo de vários anos, a SpaceX alegou erradamente que, sob regulamentos federais conhecidos como leis de controle de exportações, a empresa poderia contratar apenas cidadãos dos EUA e residentes permanentes legais, por vezes referidos como “detentores de green card”, disse o Departamento de Justiça.

O Departamento de Justiça também apontou postagens online do bilionário proprietário da empresa Musk como exemplo de “declarações públicas discriminatórias”.

O processo citou uma postagem de junho de 2020 na rede social X, anteriormente chamada de Twitter, de Musk para seus então 36 milhões de seguidores. Nela, o bilionário dizia: “A lei dos EUA exige pelo menos um green card para ser contratado na SpaceX, já que foguetes são tecnologia de armas avançadas”.

A SpaceX não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o processo.

“Nossa investigação concluiu que a SpaceX não contratou ou considerou de forma justa asilados e refugiados por causa de seu status de cidadania e impôs o que equivale a uma proibição de sua contratação, independentemente de sua qualificação, em violação da lei federal”, disse a procuradora-geral assistente dos EUA Kristen Clarke, da divisão de direitos civis do Departamento de Justiça.

Clarke também afirmou que os recrutadores e funcionários de alto nível da SpaceX “desencorajaram ativamente” os requerentes de asilo e refugiados de procurarem oportunidades de trabalho na empresa.

© Reuters. Elon Musk, proprietário da SpaceX
16/06/2023
REUTERS/Gonzalo Fuentes

Os Estados Unidos buscam consideração justa e pagamentos atrasados ​​para requerentes de asilo e refugiados que foram dissuadidos ou negados pela SpaceX devido à suposta discriminação, disse o Departamento de Justiça.

A ação também busca penalidades civis em um valor a ser determinado pelo tribunal e mudanças políticas para garantir que a SpaceX cumpra o mandato federal de não discriminação daqui para frente.

(Reportagem adicional de David Shepardson)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.