🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Google perde recurso para encerrar processo de US$5 bi por invasão de privacidade nos EUA

Publicado 08.08.2023, 15:35
Atualizado 08.08.2023, 15:40
© Reuters. REUTERS/Francois Lenoir
GOOGL
-
GOOG
-

Por Jonathan Stempel

(Reuters) - Uma juíza dos Estados Unidos rejeitou a tentativa do Google de arquivar um processo que alega que a empresa invadiu a privacidade de milhões de pessoas ao monitorar secretamente seu uso da internet.

A juíza distrital Yvonne Gonzalez Rogers disse na segunda-feira que não identificou se os usuários consentiram em permitir que o Google coletasse informações sobre o que visualizaram online porque a unidade da Alphabet (NASDAQ:GOOGL) nunca lhes disse explicitamente que faria isso.

David Boies, advogado dos demandantes na ação coletiva proposta de 5 bilhões de dólares, chamou a decisão de "um passo importante na proteção dos interesses de privacidade de milhões de norte-americanos".

Os queixosos alegaram que as análises, cookies e aplicativos do Google permitem que a empresa rastreie as atividades dos usuários mesmo quando configuram o navegador Chrome para o modo "anônimo" e outros navegadores para o modo de navegação "privado".

A acusação afirma que isso permite que o Google aprenda o suficiente sobre amigos, hobbies, comidas favoritas, hábitos de compras e "coisas potencialmente embaraçosas" relacionadas às buscas dos usuários, tornando-se "um tesouro inexplicável de informações tão detalhadas e expansivas que George Orwell nunca poderia ter sonhado".

Em uma decisão de 36 páginas, Rogers disse que os queixosos mostraram que existe um mercado para seus dados, citando um programa piloto do Google que pagava aos usuários 3 dólares por dia por seus históricos de navegação.

© Reuters. REUTERS/Francois Lenoir

O porta-voz do Google, José Castaneda, disse que a empresa contesta veementemente as alegações dos queixosos e se defenderá vigorosamente contra elas.

"O modo de navegação anônima no Chrome oferece a opção de navegar na Internet sem que sua atividade seja salva em seu navegador ou dispositivo", disse ele. "Como afirmamos claramente cada vez que você abre uma nova guia anônima, os sites podem coletar informações sobre sua atividade de navegação durante a sessão."

O processo abrange usuários do Google desde 1º de junho de 2016. A ação busca pelo menos 5 mil dólares de indenização por usuário.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.