🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

JPMorgan: Tempos melhores podem chegar em breve para o mercado de ações

Publicado 13.05.2022, 11:20
© Reuters.
US500
-
C
-
BAC
-
JPM
-
WFC
-
USB
-
IXIC
-
FRCB
-
BKX
-
BOAC34
-
JPMC34
-
WFCO34
-
CTGP34
-
USBC34
-
F1RC34
-

Por Robert Zach, do Investing.com Alemanha

Investing.com - As bolsas de valores dos EUA estão em queda livre. Desde a virada do ano, o S&P 500 já perdeu 15,57%. O principal índice dos EUA, que contém as 500 maiores empresas dos EUA por capitalização de mercado, está prestes a entrar em um mercado em baixa, que é oficialmente definido como menos 20% desde o último ponto alto.

As razões para a queda são óbvias: aperto agressivo da política monetária do Fed, desaceleração do crescimento dos lucros, taxas de inflação disparadas e uma desaceleração no boom econômico em resposta à pandemia de coronavírus, quando bancos centrais e governos irresponsavelmente jogaram dinheiro e, com isso, o princípio da destruição criativa completamente minada.

No entanto, analistas do JPMorgan agora acreditam que o mercado de ações está começando a se mover para regiões onde algumas pechinchas podem ser encontradas. Os especialistas fundamentam sua tese com um gráfico que mostra uma enorme lacuna entre as expectativas de inflação e os rendimentos dos títulos. Essa lacuna tem sido uma pedra no sapato dos analistas há algum tempo. Eles argumentaram que a lacuna precisaria diminuir, o que significa que os rendimentos dos títulos precisariam se recuperar antes que o mercado de ações pudesse se estabilizar.

Essa lacuna já está quase fechada. Portanto, de acordo com o JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34), o Fed não podia mais ser visto como tão problemático quanto antes.

Se essa avaliação for verdadeira, o mercado pode começar a acreditar que o Fed não está tão atrás da curva, disse o JPMorgan.

Com 8,5%, a inflação dos EUA em março foi a mais alta em cerca de 40 anos. A inflação esfriou um pouco em abril, mas permaneceu em um nível extremamente alto de 8,3%.

Se a lacuna fechar, as expectativas não devem ser alimentadas por uma retórica mais agressiva. Isso seria extremamente útil para o mercado de ações como um todo, já que as ações em crescimento tiveram um momento particularmente difícil nos últimos meses, perdendo 20% em relação ao valor das ações globalmente", disse na nota.

Os especialistas ainda seguem sua recomendação de preferir valor ao crescimento, mas: "Não esperamos que o setor de crescimento caia mais em termos absolutos. Devem os índices de ações", dizem os especialistas , que apontam que mais de 45% das ações da Nasdaq agora estão sendo negociadas pelo menos 50% abaixo do pico de 2020.

Rendimentos de títulos em alta ou mais altos são considerados como suporte para ações de valor, ou seja, empresas bem estabelecidas e bem-sucedidas com fundamentos saudáveis.

"A partir daqui, esperamos que o crescimento se estabilize em termos absolutos e partes do valor também fechem a lacuna com os rendimentos dos títulos. Um Fed menos agressivo certamente ajudaria nesse sentido", disse o comunicado ao Customer Notice.

A enorme diferença entre as ações dos bancos dos EUA e os rendimentos dos títulos pode ser vista no gráfico abaixo. Se a história se repetir, o setor bancário deve mudar de marcha nos próximos meses e acompanhar os rendimentos crescentes.

"O setor financeiro parece barato, os lucros estão melhorando e se beneficiará do aumento dos rendimentos dos títulos", disse a nota.

O índice KBW Bank, que consiste em ações como US Bancorp (NYSE:USB) (SA:USBC34), JPMorgan Chase, Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34), Citigroup (NYSE:C) (SA:CTGP34), Wells Fargo & Company (NYSE:WFC) (SA:WFCO34) e First Republic Bank (NYSE:FRC) (SA:F1RC34) perdeu 18,84% em valor desde o início do ano. Para comparação, o rendimento de 10 anos saltou 150 pontos base para 2,884 por cento no mesmo período. A curva de juros, que voltou a se inclinar desde o início de abril, é provavelmente mais importante para os bancos .

A principal fonte de receita dos bancos é a margem de juros líquida, ou seja, a diferença entre a receita de juros e a despesa de juros necessária para o refinanciamento. Para os bancos, não é apenas o nível absoluto de juros que desempenha um papel, mas sobretudo a diferença entre os custos de financiamento de curto e longo prazo, que é descrita pela inclinação da curva de juros.

O JPMorgan também espera que o mercado de ações se estabilize porque o impulso de crédito na China aumentou.

O impulso de crédito descreve até que ponto a expansão do crédito impulsiona ou retarda o desenvolvimento econômico.

"O fundo no impulso de crédito da China deve ser relevante para o risco no comércio, particularmente na China e nos mercados emergentes, mas também para os cíclicos globais negociados em múltiplos P/L relativos recessivos", conclui o JPMorgan.

S&P 500 prestes a entrar em baixa - The Daily Shot

Gap entre breakevens e US10Y - Fonte: JPMorgan

% das ações da NASDAQ negociando 50% abaixo do pico - Fonte JPM

MSCI Banks vs US10Y - Fonte JPMorgan

Credit Stimulus China - Fonte: JPMorgan/Bloomberg

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.