⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Moody's: chuva no RS não afetará ratings, mas impactará qualidade de ativos de bancos

Publicado 14.05.2024, 18:13
© Reuters.  Moody's: chuva no RS não afetará ratings, mas impactará qualidade de ativos de bancos
BBAS3
-
BRSR6
-

A crise climática que afeta o Rio Grande do Sul não afetará de modo significativo as métricas de crédito consolidadas para as companhias às quais a Moody's atribui ratings. No entanto, a agência lista alguns setores com maior exposição negativa à catástrofe. Entre eles, estão os bancos.

No caso das instituições financeiras, a Moody's estima que a crise provavelmente terá um impacto negativo nas métricas de qualidade dos ativos no próximo trimestre, com o aumento dos índices de empréstimos em atraso, especialmente na carteira de pessoas físicas e de pequenas e médias empresas. Atrasos no pagamento ou falta de pagamento afetarão os números de 2024 e 2025.

Os bancos concentrados no Rio Grande do Sul estão expostos a perdas de crédito maiores, especialmente o Banrisul (BVMF:BRSR6), mas também o Sicredi, que tem quase um terço de sua carteira de crédito no estado, e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que tem como foco o desenvolvimento socioeconômico nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Outros bancos com participação relevante em empréstimos rurais a produtores do Sul, região relevante para a produção de arroz e soja, também estão altamente expostos às perdas relacionadas às enchentes, tais como o Banco do Brasil (BVMF:BBAS3), que tem 23% de sua carteira agrícola naquela região.

"Estes bancos têm excesso de provisões para perdas com empréstimos que cobrirão parcialmente perdas inesperadas. No entanto, as instituições com operações na região provavelmente reforçarão essas reservas no segundo trimestre, o que afetará a rentabilidade futura em comparação com os trimestres anteriores", aponta a Moody's.

Enquanto isso, os bancos estão tentando entrar em contato com os clientes no Rio Grande do Sul para oferecer períodos de carência ou ampliar as condições de pagamento de empréstimos, mas as interrupções nos serviços públicos e nas comunicações dificultam o acesso aos clientes.

Para a Moody's, embora possuam estruturas digitais avançadas que facilitam a interação entre negócios e clientes, esses bancos enfrentarão dificuldades para estabelecer conexões devido à elevada extensão dos danos, o que representa um desafio que pode ampliar o risco de perdas.

Como um banco focado em câmbio, o Topazio depende de suas operações predominantemente digitais e de seu plano de continuidade de negócios para mitigar possíveis interrupções operacionais, observa a Moody's.

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.