🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Uso de IA em campanhas de influência online cresce, mas impacto é limitado, diz agência dos EUA

Publicado 17.08.2023, 16:35
© Reuters. Sinal de "AI" (Inteligência Artificial) é visto em conferência mundial sobre o tema em Xangai 
06/07/2023
REUTERS/Aly Song
GOOGL
-
GOOG
-

Por Zeba Siddiqui

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A agência norte-americana de segurança cibernética Mandiant, propriedade do Google (NASDAQ:GOOGL), disse nesta quinta-feira que houve um aumento no uso de inteligência artificial (IA) na condução de campanhas de manipulação de informações online nos últimos anos, embora o uso da tecnologia em outras intromissões digitais tenha sido limitado até agora.

Pesquisadores da empresa com sede na Virgínia encontraram "vários casos" desde 2019 em que conteúdo gerado por IA, como fotos de perfil fabricadas, foi usado em campanhas de influência online com motivação política.

Isso incluiu campanhas de grupos alinhados com os governos da Rússia, China, Irã, Etiópia, Indonésia, Cuba, Argentina, México, Equador e El Salvador, disse o relatório.

O uso ocorre em meio a uma recente febre de modelos de IA generativos, como o ChatGPT, que facilita muito a criação de vídeos, imagens, textos e códigos de computador falsos e convincentes. Autoridades de segurança alertaram para o uso de tais modelos por cibercriminosos.

A IA generativa permitiria que grupos com recursos limitados produzissem conteúdo de maior qualidade para campanhas de influência em larga escala, disseram pesquisadores da Mandiant.

Uma campanha de informações pró-China chamada Dragonbridge, por exemplo, expandiu-se "exponencialmente" em 30 plataformas sociais e 10 idiomas diferentes desde que começou, visando manifestantes pró-democracia em Hong Kong em 2019, disse Sandra Joyce, vice-presidente da Mandiant Intelligence.

Contudo, a expectativa é que uso da IA para invasões digitais permaneça baixo no curto prazo, disseram os pesquisadores.

© Reuters. Sinal de

"Até agora, não vimos uma única resposta a um incidente em que a IA tenha desempenhado um papel", disse Joyce.

"Eles realmente não foram levados a nenhum tipo de uso prático que supere o que poderia ser feito com ferramentas normais que vimos."

Ela acrescentou, no entanto, que "podemos estar muito confiantes de que esse será um problema que se agravará com o tempo".

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.