Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Controlador do Estado de Israel cobra que Netanyahu e chefe militar cooperem com inquérito sobre 7 de outubro

Publicado 01.05.2024, 16:16
Atualizado 01.05.2024, 16:20
© Reuters.
META
-

JERUSALÉM (Reuters) - O auditor estatal de Israel cobrou nesta quarta-feira que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o chefe das forças armadas cooperem com uma investigação oficial sobre como o Hamas conseguiu realizar o ataque de 7 de outubro em Israel que desencadeou a guerra em Gaza.

O controlador do Estado, Matanyahu Englman, disse nos primeiros dias da guerra que pretendia investigar os eventos em torno do ataque de 7 de outubro, o mais letal dos 75 anos de história do país.

Em dezembro, ele afirmou que seu gabinete “não deixaria pedra sobre pedra” ao analisar as “falhas em vários sistemas” que levaram ao ataque de 7 de outubro, durante ele e posteriormente, e que a maioria dos planos de auditoria do seu gabinete para 2024 se focaria no inquérito.

“Após mais de seis meses de guerra, os cidadãos de Israel têm o direito a respostas sobre todos os responsáveis pelo fracasso - e o controlador do Estado está determinado a fornecê-las”, escreveu Englman, em cartas a Netanyahu e ao chefe de gabinete Herzi Halevi, segundo uma publicação no Facebook (NASDAQ:META) de seu gabinete.

O Gabinete do Primeiro-Ministro rejeitou as acusações de Englman e disse que está cooperando totalmente com o gabinete da Controladoria, acrescentando que ficou sabendo da carta do controlador pela imprensa.

“Todos os pedidos foram respondidos totalmente, incluindo várias questões sobre o primeiro-ministro, apesar de as equipes do Gabinete do Primeiro-Ministro estarem trabalhando 24 horas por dia em questões da guerra”, disse um comunicado de seu gabinete.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A emissora pública israelense Kan informou que, em suas cartas, o controlador do Estado disse que o Gabinete do Primeiro-Ministro e o gabinete de segurança não estavam cooperando completamente com seu gabinete, causando atrasos na auditoria.

(Reportagem de redação de Jerusalém)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.