🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Família de polonês morto deveria receber indenização de Israel, diz Polônia

Publicado 04.04.2024, 15:55
Atualizado 04.04.2024, 16:01
© Reuters. Polonês Damian Sobol, da World Central Kitchen, que foi morto em um ataque israelense em Gaza - imagem de vídeo em mídia social, divulgado em 2 de março de 2024 e obtido pela Reuters em 2 de abril
World Central Kitchen/Divulgação via REUTERS

VARSÓVIA (Reuters) - Israel deveria pedir desculpas e pagar uma indenização para a família de um polonês que foi morto com outros vários trabalhadores que faziam ajuda humanitária na Faixa de Gaza, afirmaram nesta quinta-feira o primeiro-ministro e o presidente da Polônia.

Cidadãos de Austrália, Reino Unido e Polônia estão entre os sete mortos que trabalhavam para a World Central Kitchen, do renomado chef José Andrés, durante um bombardeio israelense no centro da Faixa de Gaza, na segunda-feira, de acordo com a organização não-governamental.

Damian Sobol, de 35 anos, era um trabalhador de ajuda humanitária que vivia na cidade de Przemysl, no sudeste polonês, de acordo com o prefeito local, Wojciech Bakun.

“Esperamos... uma explicação imediata das circunstâncias e indenização para os parentes das vítimas”, disse o primeiro-ministro, Donald Tusk, em coletiva de imprensa.

O presidente, Andrzej Duda, juntou-se ao premiê no apelo por um pedido de desculpas, uma indenização e uma investigação por parte de Israel, além de ter criticado o embaixador israelense na Polônia pelos seus comentários após o incidente.

© Reuters. Polonês Damian Sobol, da World Central Kitchen, que foi morto em um ataque israelense em Gaza - imagem de vídeo em mídia social, divulgado em 2 de março de 2024 e obtido pela Reuters em 2 de abril
World Central Kitchen/Divulgação via REUTERS

O embaixador, Yacov Livne, afirmou em postagem na plataforma X na terça-feira que a "extrema-direita e a extrema-esquerda” na Polônia estão acusando Israel de homicídio doloso, acrescentando que “antissemitas sempre serão antissemitas”.

Israel ficou sem embaixador na Polônia por meses no governo anterior, por causa de uma disputa acerca de viagens educativas sobre o Holocausto para estudantes israelenses com destino à Polônia.

(Reportagem de Alan Charlish, Pawel Florkiewicz, Anna Włodarczak-Semczuk e Karol Badohal)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.