🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Forças russas atacam região ucraniana de Kharkiv e abrem nova frente

Publicado 10.05.2024, 11:28
Atualizado 10.05.2024, 11:30
© Reuters. Ataque russo com mísseis em Kharkiv
 10/5/2024   REUTERS/Vyacheslav Madiyevskyy

Por Sergiy Karazy e Tom Balmforth e Yuliia Dysa

KIEV (Reuters) - As forças russas lançaram um ataque terrestre blindado na sexta-feira perto da segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, no nordeste do país, e fizeram pequenas incursões, abrindo uma nova frente em uma guerra que há muito tempo é travada no leste e no sul.

A Ucrânia enviou reforços enquanto os combates se intensificavam nas áreas de fronteira da região, informou o Ministério da Defesa, acrescentando que a Rússia havia bombardeado a cidade fronteiriça de Vovchansk com bombas aéreas guiadas e artilharia.

"A Rússia iniciou uma nova onda de ações contraofensivas nessa direção", disse o presidente Volodymyr Zelenskiy em uma coletiva de imprensa em Kiev. "Agora há uma batalha feroz nessa direção."

A Ucrânia havia alertado sobre o acúmulo de tropas russas na área, potencialmente sinalizando os preparativos para uma ofensiva ou um esforço para desviar e prender defensores ucranianos, que estão sobrecarregados e em menor número. Não ficou claro se Moscou desenvolveria o ataque.

Zelenskiy disse que a Rússia poderia estar preparando uma grande ofensiva nesta primavera ou verão do hemisfério norte. As forças de Kiev estavam preparadas para enfrentar o ataque de sexta-feira, mas Moscou poderia enviar mais soldados para a região, disse ele aos repórteres.

"Aproximadamente às 5h da manhã, houve uma tentativa do inimigo de romper nossa linha defensiva sob a cobertura de veículos blindados", afirmou o Ministério da Defesa.

"Até o momento, esses ataques foram repelidos; as batalhas de intensidade variável continuam."

O governador da região de Kharkiv disse que a extensão da fronteira e os assentamentos nela existentes eram uma "zona cinzenta" e confirmou a ocorrência de combates ativos.

Uma fonte militar ucraniana sênior, que não quis ser identificada, declarou que as forças russas avançaram 1 km dentro da fronteira ucraniana perto de Vovchansk.

A fonte disse que as forças russas pretendiam empurrar as tropas ucranianas até 10 km para dentro da Ucrânia, como parte de um esforço para criar uma zona de proteção, mas que as tropas de Kiev estavam tentando contê-las.

© Reuters. Ataque russo com mísseis em Kharkiv
 10/5/2024   REUTERS/Vyacheslav Madiyevskyy

Não houve comentário imediato da Rússia.

Pelo menos dois civis foram mortos e outros cinco ficaram feridos durante um forte bombardeio russo nos assentamentos da fronteira, disse Oleh Synehubov, governador da região de Kharkiv.

"Tudo o que o inimigo pode fazer é atacar em certos grupos pequenos, que podem ser chamados de grupos de sabotagem e reconhecimento ou qualquer outra coisa, e testar as posições de nossos militares", disse ele na televisão.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.