As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Israel reforça defesas após ameaça de vingança do Irã

Publicado 04.04.2024, 09:34
© Reuters. Militares israelenses perto da fronteira com Gaza
 3/4/2024   REUTERS/Hannah McKay

JERUSALÉM (Reuters) - As Forças Armadas israelenses suspenderam as licenças -- permissões para se afastar das tropas -- de todas as unidades de combate nesta quinta-feira, em meio a preocupações com uma possível escalada da violência, depois que o assassinato de generais iranianos na Síria gerou ameaças de retaliação.

LEIA MAIS: Irã promete vingança contra Israel após ataque a embaixada na Síria

"De acordo com a avaliação situacional, foi decidido que as licenças serão temporariamente suspensas para todas as unidades de combate das IDF (Forças de Defesa de Israel)", disseram os militares em um comunicado.

"A IDF está em guerra e o posicionamento das forças está sob avaliação contínua de acordo com os requisitos", acrescentaram.

Na quarta-feira, os militares disseram que convocaram reservistas para reforçar as defesas aéreas. Jornalistas da Reuters e moradores de Tel Aviv afirmaram nesta quinta-feira que os serviços de GPS foram interrompidos, uma medida aparentemente para afastar mísseis guiados.

O Irã tem prometido vingança pela morte de dois de seus generais, junto de cinco assessores militares, em um ataque aéreo a um complexo diplomático iraniano na capital síria, Damasco, na segunda-feira.

Acredita-se amplamente que o incidente se tratou de um ataque israelense, um dos mais significativos já realizados contra os interesses iranianos na Síria, que Israel não confirmou ou negou e que traz o risco de inflamar ainda mais a região.

Israel tem pressionado sua guerra contra o Hamas há seis meses, depois que o grupo islâmico palestino liderou um ataque ao sul do país em 7 de outubro, e também tem trocado disparos quase diariamente com o Hezbollah, apoiado pelo Irã, no Líbano.

Até agora, o Irã evitou entrar diretamente no conflito, enquanto apoia os ataques de aliados contra alvos israelenses e norte-americanos.

Amos Yadlin, ex-chefe de inteligência israelense, disse que o Irã pode escolher sexta-feira - a última do mês sagrado muçulmano do Ramadã e o Dia de Quds - para responder ao ataque em Damasco, seja diretamente ou por meio de um aliado.

© Reuters. Militares israelenses perto da fronteira com Gaza
 3/4/2024   REUTERS/Hannah McKay

"Não ficarei surpreso se o Irã agir amanhã. Não entrem em pânico. Não corram para os abrigos", disse Yadlin, citando os sistemas de defesa aérea de Israel.

"Estejam atentos ao dia de amanhã e, dependendo das consequências do ataque, ele poderá se intensificar", disse Yadlin.

(Por Maayan Lubell e James Mackenzie)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.