🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Ocidente se divide enquanto Ucrânia pede boicote de aliados à posse de Putin

Publicado 06.05.2024, 16:08
Atualizado 06.05.2024, 16:10
© Reuters. O presidente russo, Vladimir Putin, em reunião com membros do governo em Moscou, Rússia
06/05/2024
Sputnik/Alexander Astafyev/Kremlin via REUTERS

Por John Irish e Tom Balmforth

PARIS/LONDRES (Reuters) - A Alemanha e a maioria dos países da União Europeia aparentam estar prontos para boicotar a cerimônia de posse de Vladimir Putin no Kremlin para um novo mandato de seis anos na terça-feira, mas França e vários outros devem enviar representantes, apesar do apelo de Kiev. 

A diversidade de respostas diplomáticas das potências europeias destaca uma diferença de opinião sobre como lidar com o líder russo mais de dois anos após ele lançar uma invasão na Ucrânia. 

Não ficou claro se Estados Unidos ou Reino Unido estarão na cerimônia, a ser realizada após a Rússia anunciar nesta segunda-feira que fará exercícios táticos com armas nucleares, afirmando esperar que eles esfriem as "cabeças quentes" no Ocidente. 

Putin teve uma vitória esmagadora na eleição presidencial em março, poucas semanas após seu adversário mais proeminente, Alexei Navalny, morrer na prisão. Governos do ocidente condenaram a reeleição, considerando-a injusta e antidemocrática. 

"A Ucrânia não vê fundamentação legal para reconhecê-lo como presidente democraticamente eleito e legítimo da Federação Russa", afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, em comunicado. 

A cerimônia de posse de terça-feira, diz a pasta, busca criar "a ilusão de legalidade para a longevidade quase vitalícia no poder de uma pessoa que transformou a Federação Russa em um Estado agressor e o regime governista em uma ditadura". 

© Reuters. O presidente russo, Vladimir Putin, em reunião com membros do governo em Moscou, Rússia
06/05/2024
Sputnik/Alexander Astafyev/Kremlin via REUTERS

Uma fonte sênior do Kremlin disse à agência de notícias Interfax que os chefes de todas as missões diplomáticas estrangeiras em Moscou foram convidados para a posse de Putin.

Um diplomata europeu afirmou à Reuters que 20 membros da UE irão boicotar o evento, mas outros sete devem enviar representantes. 

(Reportagem de John Irish, Alexander Ratz, Andrius Sytas e Charlotte Van Campenhout)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.