🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Partido de premiê da Índia não disputará eleição na disputada Caxemira

Publicado 09.05.2024, 12:05
Atualizado 09.05.2024, 12:10
© Reuters. Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante cerimônia, em Jerusalém
06/05/2024
REUTERS/Amir Cohen

Por Krishn Kaushik e Fayaz Bukhari

ANANTNAG, Índia (Reuters) - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, está viajando por todo o país em prol de sua campanha eleitoral, mas, pela primeira vez desde 1996, seu Partido Bharatiya Janata (PBJ) não está nas urnas da Caxemira, onde um conflito de 35 anos contra o domínio indiano já matou dezenas de milhares de pessoas.

Em vez disso, os principais candidatos às três cadeiras parlamentares na região de maioria muçulmana são os poderosos partidos locais. Eles concorrerão entre si, mas ambos dizem que se opõem ao PBJ e se alinharão com a aliança de oposição liderada pelo Partido do Congresso.

Analistas e partidos de oposição dizem que o PBJ decidiu não disputar a eleição na região porque o resultado provavelmente iria contradizer a narrativa de Modi sobre uma Caxemira pacífica e mais integrada desde que ele removeu o status semiautônomo da região em 2019 e a colocou sob o controle de Nova Délhi.

O PBJ, junto de seus aliados, está concorrendo em todas as outras partes da Índia e é cotado para conquistar a maioria das 543 cadeiras do Parlamento com base em sua imagem de nacionalismo hindu.

"Por que eles não estão participando da eleição?", perguntou Omar Abdullah, líder do partido Conferência Nacional e ex-ministro-chefe do Estado de Jammu e Caxemira.

"Claramente, há uma lacuna entre o que o PBJ alega ter feito e a realidade no local", disse ele, falando em sua casa na principal cidade da Caxemira, Srinagar.

Modi diz que sua decisão de 2019 trouxe normalidade à Caxemira após décadas de derramamento de sangue e que trará investimentos e empregos em breve. O ministro do Interior, Amit Shah, apoia a posição do governo, afirmando que os jovens agora têm laptops nas mãos em vez de pedras que costumavam atirar nas forças de segurança no passado.

Como parte da medida, o Estado de Jammu e Caxemira foi dividido em duas áreas governadas pelo governo federal - o vale da Caxemira, de maioria muçulmana, com as planícies de Jammu, dominadas pelos hindus, e o Ladakh, montanhoso e dominado pelos budistas.

Na época, o governo impôs um severo bloqueio à Caxemira e Abdullah e quase todos os outros líderes locais foram mantidos sob custódia por meses.

© Reuters. Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante cerimônia, em Jerusalém
06/05/2024
REUTERS/Amir Cohen

Ravinder Raina, chefe da unidade da Caxemira do PBJ, disse que a decisão do partido de não participar da eleição fazia parte de uma estratégia mais ampla, embora tenha se recusado a dar detalhes.

"O PBJ não lutará, mas apoiará um candidato que trabalhará pela paz, felicidade, fraternidade e democracia" em cada uma das três cadeiras, disse ele. O partido ainda não anunciou qual dos muitos pequenos partidos na disputa irá apoiar.

Além da insurgência de três décadas, a Caxemira é dividida em setores controlados pela Índia e pelo Paquistão e reivindicada integralmente por ambos países. Os inimigos travaram duas de suas três guerras desde a independência em 1947 por conta da Caxemira.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.