As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

UE encerra processos contra Polônia sob o comando do liberal Tusk

Publicado 06.05.2024, 09:55
Atualizado 06.05.2024, 10:00
© Reuters. Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen
 2/5/2024   REUTERS/Mohamed Azakir

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão da União Europeia encerrará seis anos de procedimentos sobre Estado de Direito contra a Polônia, disse a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, nesta segunda-feira, marcando a abertura de um "novo capítulo" para o país.

Os processos foram iniciados quando o partido populista de extrema-direita PiS governava o país. Donald Tusk, um liberal pró-UE, tornou-se primeiro-ministro no ano passado, colocando a Polônia em um rumo mais pró-UE.

A UE disse que a Polônia lançou uma série de medidas legislativas e não legislativas para tratar de preocupações sobre a independência do sistema judiciário.

"Hoje marca a abertura de um novo capítulo para a Polônia", afirmou Von der Leyen em um post no X.

A Polônia reconheceu a primazia da legislação da UE e se comprometeu a implementar as decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia e do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, segundo a UE.

"Ótimas notícias de Bruxelas hoje! Obrigado, presidente @vonderleyen, pela cooperação e apoio!", escreveu o ministro da Justiça da Polônia, Adam Bodnar, na plataforma de mídia social X.

"A Polônia está, consequentemente, trazendo de volta o Estado de Direito. Estamos determinados e dedicados aos nossos valores europeus comuns."

© Reuters. Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen
 2/5/2024   REUTERS/Mohamed Azakir

O partido Lei e Justiça (PiS) da Polônia, que governou por oito anos, realizou uma profunda reforma do judiciário que, segundo a UE, prejudicou os controles e equilíbrios democráticos e colocou os tribunais sob influência política.

Tusk prometeu restaurar a independência judicial.

(Por Tassilo Hummel; reportagem adicional de Pawel Florkiewicz em Varsóvia)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.