À Espera do Fed Após Ata do Copom Indicar Aperto Monetário Maior no Brasil

 | 14.12.2021 22:47

O Banco Central ontem disponibilizou a Ata da reunião do Copom que, na semana passada, aumentou a taxa básica de juros de 7,75% para 9,25% . 

Podemos observar que, mesmo com a prévia da inflação de novembro vindo com um numero abaixo das expectativas (0,93% contra uma perspectiva de 1,10%), a autoridade monetária manteve o seu discurso mais contracionista  em relação a taxa de juros, colocando no horizonte um novo aumento de pelo menos 1,5%  na  próxima reunião a ser realizada em Fevereiro de 2022 . 

Teve inicio também ontem a reunião do FOMC e o mercado está na expectativa do que virá. Se bem que, com os dados da inflação norte -americana e os dados do emprego divulgados na semana passada, é possível prever que a retirada dos estímulos monetários seja acelerado(tapering), o que indica uma possível alta nas taxas de juros em 2022. Com isso, os títulos  do tesouro norte- americano se tornarão mais atrativos aos investidores o que pode significar uma grande fuga de capital principalmente dos mercados de países emergentes como o Brasil fazendo com que a cotação da moeda estrangeira suba de forma consistente. 

Por aqui, o BC vem usando de suas "armas" tentando fazer com que a cotação do dólar abaixe.  Ontem, houve um leilão de até US$ 1 bilhão com o compromisso de recompra pela autoridade monetária. Como geralmente no final do ano o mercado é reduzido de liquidez e qualquer movimentomaior  faz com que o Dólar siga a tendência. Foi o que se viu na parte da manhã, quando o dólar chegou a operar em baixa de mais de 1% chegando ao  patamar  de 5,6190. Contudo, no início da tarde, com a agência de classificação Fitch ter reafirmado o rating do Brasil em BBB- com perspectiva  negativa e com os investidores  optando por menos riscos houve uma alta na cotação com o dolar fechando em 5,6937  uma  valorização  de 0,35%.

Continuo recomendando cautela aos investidores , lembrando que infelizmente com todas as nossas incertezas fiscais , políticas e monetárias e com a chegada das eleições majóritárias em 2022  a volatilidade no USD será enorme . 

Bons negócios a todos !


Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações