10 melhores ações/BDRs para investir em um cenário de estagflação global

 | 09.05.2023 13:42

  • A estagflação continua sendo um dos principais riscos para a economia global em 2023.
  • A trajetória do mercado acionário continuará sendo ditada por preocupações com a inflação persistentemente elevada e temores de uma recessão iminente.
  • Neste artigo, destacamos dez empresas relativamente seguras em meio à ameaça iminente de estagflação, graças aos seus fundamentos sólidos, valuations razoáveis e distribuição crescente de dividendos.
  • Quer mais ideias de ações para proteger sua carteira, em meio a um cenário econômico cada vez mais incerto? Membros do Saiba mais »
  • O sentimento do mercado deve ser regido por preocupações cada vez maiores com a estagnação do crescimento econômico e a inflação persistentemente elevada nos próximos meses.

    Esse cenário costuma ser descrito como “estagflação” e pode ocorrer se uma recessão vier à tona antes que a inflação convirja para dentro da meta definida pelo Federal Reserve.

    Em geral, os setores de energia, utilidade pública, saúde e bens de consumo costumam ser defensivos e apresentam bom desempenho durante cenários de estagflação. Já as ações cíclicas, como tecnologia, finanças e indústria, tendem a ter desempenho inferior.

    Eu utilizei o filtro de ações do filtro de ações do InvestingPro , executei uma seleção metódica, filtrando mais de 7.500 ações listadas nas bolsas dos EUA em uma pequena lista prática de empresas estabelecidas que podem fornecer aos investidores sólidos retornos, independente das condições econômicas.

    Direcionei meu foco para empresas defensivas e bem diversificadas, com uma sólida lucratividade, balanço saudável, elevado fluxo de caixa livre, fortes perspectivas de crescimento e um valuation atraente.

    Minha intenção foi identificar boas ações pagadoras de dividendos, com capacidade comprovada de sustentação em uma desaceleração econômica, graças à sua posição de liderança de mercado.

    Dessa forma, primeiro pesquisei por nomes com um retorno de dividendos (dividend yield) acima de 3% e um retorno sobre o capital investido (ROIC) superior a 10%, que é uma relação de eficiência de capital usada para medir a capacidade de uma empresa de criar valor para todas as suas partes interessadas.

    Abaixe o App
    Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
    Baixar Agora

    Basicamente, essas duas métricas mostram quão bem a empresa usa seu capital para gerar lucro.